sábado, 3 de janeiro de 2009

Mais Taizé

Por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa! Lol
A Marta Santos pôs a boca no trombone e reclamou, com toda a razão. Ela também tinha enviado a lista "Taizé de A a Z", e que eu não tive em conta no post que dedicamos a esse assunto, fruto de uma belíssima experiência para quase duas dezenas de jovens, no último Verão, em Taizé. Acontece que a mensagem que ela me enviou parece ter-se 'diluído' no calor de Agosto, quando eu estava de férias. Na altura, se acusei a recepção da mensagem não a guardei na "Pasta Taizé". Sim! porque isto aqui tem que ir tudo em pastinhas, caso contrário "vira bagunça".
Estou desculpado, Marta? Tá bom! já sei! O remédio é publicar o que tu fizeste e que gostei muito de ler, e rezar para que não me tenha esquecido de outros! Ai ai!
A. Brás


"Taizé de A a Z", by Marta


Abertura... Em Taizé não há preconceito, não há medo de falar aquilo que se pensa aos outros e a Deus. Taizé é um lugar de abertura constante, dá-se e recebe-se. Cria-se um espírito de partilha indescritível.

Beleza... O altar, o lago, o espaço verde, a mistura de culturas, a partilha de experiências... Tudo concentra em si uma beleza descomunal.

Crescimento... Taizé ajudou-me a dar mais um passo. Nem sempre tudo é como eu idealizo, mesmo quando se trata do encontro com Deus.
Dádiva... Isto foi o que eu não fiz por inteiro, daí a grande vontade de lá voltar! No entanto observei-o nos outros.

Energia... Em mim, nos irmãos, nos meus amigos, nos que lá conheci, em todos os outros jovens e até nos jovens há mais tempo que lá se encontravam. É fantástico como a rotina em Taizé é marcada por esta energia que se sente e se vê em todos os rostos.

Fraternidade: É inexplicável como mal se entra na comunidade de Taizé entra-se simultaneamente no espírito fraterno que nos anuncia a experiência maravilhosa e enriquecedora que lá podemos viver.

Grandeza: A grandeza dos gestos, dos olhares, dos sorrisos, das palavras. Em Taizé tudo ganha uma dimensão extraordinária.

História: Assistimos a mais uma 'página' da história de Taizé: o compromisso de um irmão. A entrada de mais um elemento na comunidade.

Imagens... Hoje penso em Taizé e ocorrem-me uma série de imagens acompanhadas de sentimentos muito fortes! Mas não só agora, também lá as imagens eram fonte de reflexão para mim.

Jovialidade: Crianças, adolescentes, adultos e idosos... todos usufruíam desta jovialidade que se vive em Taizé! Este espírito entranhava-se em todas as gerações!

Laços... Viver uma semana em comunidade, partilhar experiências com aqueles que conhecemos há pouquíssimos dias, trocar e-mails, sorrir ao desconhecido, aprofundar a minha relação com Deus.

Magia! Foi uma semana mágica! Embora não tenha trazido de lá exactamente o que desejava, a minha semana não deixou se ser marcada por um forte tom de magia!

Natureza...Componente essencial de Taizé! A Natureza ajuda-nos ao encontro com Deus!


Olhar: Taizé é como se fosse uma montanha muito muito alta de onde nós olhamos o Mundo! Uma visão perfeita!

Paz! Muita muita paz! É impossível explicar o que se sente na igreja de Taizé, não só na igreja mas especialmente lá... As horas passavam parecendo apenas alguns minutos. Algo muito muito especial!

Questões: Foi também em Taizé que surgiram questões. Questões acerca de mim, dos outros, da minha relação com eles e com Deus!

Reconciliação: Em Taizé somos chamados a reconciliarmo-nos connosco, com os outros e com Deus!

Simplicidade: Característica principal da comunidade! Igreja, refeições, vestuário, orações! A simplicidade dá um brilho muito especial à semana que lá vivemos.

Tranquilidade: É o que se sente naquela aldeia! Lá vamos buscar o que não encontramos nas nossas rotinas, no nosso 'cantinho' muito urbanizado, industrializado e globalizado!

União: A união dos irmãos passa para cá para fora e faz com que numa semana se criem muitos laços. Esta união está presente em todos os momentos, até mesmo nas limpezas!

Variedade: Culturas, personalidades, pontos de vista tão variados fazem de Taizé não só um centro de oração como também um centro de enriquecimento da nossa cultura.

Xiu... O trabalho de dois elementos do nosso grupo! Os 'silence keepers' asseguravam o silêncio na igreja e no lago. Este silêncio propiciava a reflexão e introspecção.

Zzzz... As abelhas e as moscas são uma realidade de Taizé e fazem sempre questão de nos acompanhar nas refeições. No fim acabava por ser engraçado :)

1 comentário:

  1. http://jornalcatlico.blogspot.com/

    Ola sou o bruno do porto registem se neste blog, adorei o vosso.

    ResponderEliminar