terça-feira, 31 de março de 2009

Testemunhar a fé? Sem problemas!

És capaz de manifestar, afirmar e defender a tua fé nos ambientes em que te moves diariamente(escola/universidade, família, trabalho, sociedade,…)?
- Sim, sem problemas – 85% (30)
- Sim, com dificuldades – 15% (5)
- Não, para não ser gozado – 0% (0)
- Só em ambientes eclesiais – 0% (0)

Enquanto decorria esta sondagem, alguém comentava no Chat ali ao lado que, tendo em conta a tendência da votação, logo desde o inicio favorável à opção "Sim, sem problemas", alguém estaria "a mentir" ou, então, que vivia "num mundo à parte" pois, se fosse verdade o que estaria na base da tendência dos votos, onde todos se inclinaram para essa primeira opção - que manifesta uma certa autenticidade na vivência diária e testemunho destemido da fé - as nossas Igrejas "estariam cheias". E então? Em que ficamos?

CJovem

10 comentários:

  1. Umas noções de estatistica ajudam a compreender isto...ou seja, a populaçao que respondeu ao inquerito nao pode ser considerada representativa, porque a amostra não é aleatória entre a população portuguesa que depois avaliamos ao dizer que o resultado é estranho...ou seja, entre as pessoas que vêm a este blogue é normal termos estas respostas. Os que não são capazes de se manifestar dificilmente vêm ao blogue...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a opinião do Tiago, mas… acrescento, que mesmo assim duvido que dos 30, ao qual corresponde os 85 % que responderam “Sim, sem problemas”, estejam a ser autênticos e verdadeiros!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  3. Tiago, tens razão, mas quanto amim, só em parte. Não me parece que sejam só os "convertidos" que vêm ao blog, ainda que, penso, sejam a maioria. Por outro lado, não é líquido que o facto de se pertencer a um grupo de jovens, onde se recebe fornmação, se ora, se partilha e vive a fé, torne a cada um deles uma pessoa capaz de dar razões da sua fé nos ambientes em que passa a maior parte do seu tempo. A fé autêntica compromete a pessoa e a pessoa na vida.

    Pessoalmente, penso que talvez tenha havido um certo "voluntarismo" nas respoastas. Do tipo: na verdade eu sinto 'isto', mas quero sentir 'aquilo', e é por isso que vou votar 'naquilo'.

    Acredito que alguém poderia ter respondido "Não, para não ser gozado" ou tivesse havido mais votos para a segunda opção. E também não me espantaria que "Só em ambientes eclesiais" tivesse recebido algum voto.

    E talvez aqui dê alguma razão ao João, pois dá-me a ideia que pelo que se vê na vida pública, não se nota muito a exitência de cristãos, digamos, como uma 'fé vivida'.
    Mas isso sou e a pensar alto! O que aqui escrevi vale o que vale!

    A. Brás

    ResponderEliminar
  4. lol...

    João és mesmo céptico... eu penso que grande parte defende mas se calhar não defende correctamente... áqueles que me perguntaram um dia como podia provar a existência de Deus, eu respondi: Deus é algo que se sente!!! Como é possivel?- perguntavam. Mais uma vez eu dizia: já viste o vento, o amor, a amizade??? Deus é isso mesmo, algo que não vemos mas sentimos nas nossas vidas!
    Eu cresci a chamarem-me padreco, sr. abade, e outras coisas mais e sabem que mais??? Nunca ninguém se afastou de mim nem eu de ninguém e tenho amigos que não sendo cristãos, já me ajudaram a defender fundamentos da nossa fé em relação a outros. Não é dificil defender nem temos que ter medo, temos sim que ser verdadeiros cristãos porque se vivermos em Cristo, é ele que comanda as nossas vidas e não nós.

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  5. Acho que defender a fé e ter igrejas cheias não tem uma relação assim tão directa como foi dita.... Conheco pessoas que defendem a sua fé e que no entanto por diversos factores que não são para aqui chamados, não vão à igreja...
    Para além disso isto foi feito em anónimo... dúvido muito que as pessoas tenham mentido por medo...as pessoas têm diferentes perspectivas....elas podem ter uma perspectiva de si(falsa) que defende a sua fé, mas que no entanto, aos nossos olhos não é real....é um pouco subjectivo....

    Luísa

    ResponderEliminar
  6. Copi não sou céptico! Sou realista!! Está provado que a grande maioria dos Católicos adultos não o assumem em publico!! Muito menos os jovens!!! Não que duvide dos nossos JMCs!!!!! Mas… assumi-lo em qualquer ambiente? Todos os que contribuíram para esta sondagem foram sinceros? Tenho muitíssimas duvidas! Não acredito!!!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  7. Luísa não é da presença na Eucaristia que a sondagem se refere mas….
    Ser Católico é estar presente na Eucaristia é ser membro activo da Igreja, é ser comprometido!! E não dizer “ sou Católico mas.. não praticante!” Não praticante? Isso não existe! O mais que é, é baptizado!!

    João Simões

    ResponderEliminar
  8. Luísa, concordo plenamente contigo, embora nem toda a gente neste blogue tenha percebido o que queres dizer. Numa próxima tens de explicar duma forma (passo a expressão) "trocando por crianças", talvez assim não entendam o oposto do que tu te referias. E o que é que “nos” interessa se esta sondagem foi feita com as regras e pelos meios que realmente fazem a estatística???? Quem somos nós para fazer juízos á verdade dos outros? Já pensaram que quem respondeu ao inquérito pode estar a dizer a verdade? Preocupemo-nos connosco e com a nossa maneira de expressar a fé e depois com os outros. Já 2886 pessoas visitaram o blogue, e a sondagem só teve 35 votos… “Acho que para bom entendedor meia palavra basta”!!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu tambem concordo com a luisa e com o paulo!!

    Nao haveria razoes para mentir! é anonimo como ja alguem disse!

    E.. muito a proposito deste inquérito tenho uma coisa a dizer-vos!

    Acabei de chegar de Lloret de Mar e houve um dia que estavamos no Mc Donnald's a jantar (jantar tipo 1 da manha lol), antes de ir pa discoteca e o tema de conversa foi a fé, viver segundo o exemplo de Cristo, com frases deste genero "O melhor tempo da minha vida foi passado na catequese"...

    Parece-me que isto diz bastante!
    -comunidade jovem
    -Lloret de Mar
    -Uma da manha
    -à espera de mais uma noite
    -tudo e mais alguma coisa disponivel

    De todo nao sao itens que leve algum jovem, que nao acredite verdadeiramente, a falar deste tema!!!

    Ou sao?

    Ah e garanto-vos que ninguem estava bebado (pode ate nao ser muito notmal.. eu sei! mas constatei que estes jovens se souberam controlar lindamente)

    Ou seja, tudo o que foi dito, foi dito muito conscientemente e com muito orgulho!

    Adorei encontrar este ambiente no meio de tanta desgraceira!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ah! e com pessoas no grupo que estavamos a abanarem a cabeça (tipo 'Nao é possivel que estas personagens acreditem nesta treta!')

    Parece-me um bom testemunho de fé!

    (Estou a falar de cerca de 6/8 pessoas. só para nao pensarem que foram duas pessoas que se refugiaram num cantinho a falar baixinho, nao! nada disso! foram pessoas a falar normalmente, sem qualquer problema)

    ResponderEliminar