domingo, 1 de agosto de 2010

Jovens da Consolata: Reflectir a vida no Caminho de Santiago

Três dezenas de jovens de todo o país peregrinam, com os Missionários da Consolata, a Santiago de Compostela. O trajecto, num percurso que vai de Ponferrada (Espanha) até Santiago, numa distância de 220 km, tem inicio nesta segunda-feira, dia 2, e termina no dia 14, com a chegada à catedral de Santiago, o templo para onde todos os caminhos convergem, naquele que é o Caminho mais famoso da Europa.

 Em ano santo ou Xacobeo, quando, como agora acontece, a data da celebração ao santo, o dia 25 de Julho, coincide com um domingo (o que voltará a acontecer apenas em 2021), esta caminhada juvenil promete ser ainda mais animada na fé. De facto, os jovens que responderam ao desafio lançado pelo Departamento de Pastoral Juvenil e Animação Missionária dos Missionários da Consolata e enviaram um email para o CJovem com a frase “Eu quero caminhar”, tem manifestado muito entusiasmado.

A equipa que vai animar o Caminho e que reúne os três ramos da Família Consolata: um padre, um seminarista, uma irmã e 3 leigos, fez os contactos e foi tirando as dúvidas dos que se lançaram na aventura do Caminho.

Todos os jovens vão convergir, já neste domingo, para o Porto, onde, no final do dia, será feita a introdução a esta peregrinação juvenil. Na segunda-feira partem de comboio para Ponferrada, onde, nesse mesmo dia, se dá inicio à caminhada

O Pe Maurício adverte que, logo no início, vai por o acento num aspecto que considera de máxima importância: “mais que caminhar, sem mais” está o “acto de peregrinar”. Cada dia é animado com reflexões sobre um tema geral: a VIDA. Vai-se acampando, no final de cada uma das etapas. No meio do percurso há um dia inteiro de paragem no caminho, em Cebreiro, onde os jovens vão ser convidados a fazerem um dia inteiro de retiro.

Um dos jovens dizia, com alguma graça: “são 220 km de distância e 220 motivos para chegar lá”.

Albino Brás

4 comentários:

  1. Boa caminhada para todos os peregrinos. =)

    ResponderEliminar
  2. Esta iniciativa é notícia (também) na Agência Ecclesia
    http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=80928

    Boa caminhada para todos.

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos em Cristo, que o Senhor lhes dê a cada passo um reforço na vossa fé.
    Também fiz este ano essa pergrinação até Santiago, partindo de Ponte de Lima e foi maravilhoso.
    Boa peregrinação

    ResponderEliminar
  4. O P. Jaime, da Comunidade dos Missionários da Consolata de Águas Santas (Porto), escreveu um interessante texto, narrando os instantes antes da partida do grupo (de domingo para segunda-feira) para Espanha, última etapa antes do "pé-no-chão".
    Pode ser lido aqui:
    http://consolata.pt/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1010&Itemid=94

    ResponderEliminar