terça-feira, 28 de setembro de 2010

Contra ou a favor?

Decorre, pela internet (e não só), uma 'pequena batalha' que coloca frente-a-frente duas posições bem distintas: a tradição e o espectáculo frente à consciência humana e os direitos dos animais.


Se por um lado a defesa da "festa brava" é encabeçada por uma figura pública bastante conhecida da nossa praça, a verdade é que a petição que apela à abolição das touradas lidera, se bem que por uma margem de apenas 1000 assinaturas, aproximadamente.
Os argumentos, de cada um dos lados, são inúmeros, chega-se mesmo ao ponto de invocar a fé como justificação:

"as touradas ofendem a fé e o sentimento maioritariamente cristãos e católicos do povo português, pois a Bíblia apresenta os animais como criaturas de Deus (Génesis, 1, 24)"

"não quero, nem é possível discutir os argumentos contra a Festa Brava. São do território da fé e jamais chegaríamos ao fim. Não é possível argumentar contra visões fundamentalistas, transformadas em beatério de confrades laicos."

O CJovem quer saber o que pensam vocês, os nossos leitores, acerca das touradas. Qual a vossa posição e os vossos argumentos? Deve acabar-se com a Tourada ou continuar com a tradição?
CJovem
SABER MAIS:  PETIÇÃO A FAVOR DAS TOURADAS | PETIÇÃO CONTRA AS TOURADAS

NOTA: Sendo esta uma matéria sensível, recordamos que os comentários são moderados e que as opiniões são de cada um e devem ser respeitadas.

4 comentários:

  1. Desde pequena que me repugnam as touradas. Acho desumano o que fazem aos pobres animais. Por isso a minha voz vai a favor da ABOLIÇÃO.

    ResponderEliminar
  2. A violência deve ser SEMPRE de condenar, seja ela sobre quem for, animal ou pessoa.

    Apesar de ser adepto das chamadas garraiadas de aldeia, onde nenhum animal é ferido (se não contarmos com os aventureiros mais desprevenidos que são colhidos pelo animal) também eu sou contra a Tourada nos moldes em que ela é praticada hoje.
    Não vejo nelas qualquer dignificação do animal, como afirmam os seus defensores, a não ser que o animal de quem eles falam seja o toureiro que se pavoneia do alto do seu cavalo enquanto espeta mais um ferro no dorso da besta.

    P.

    ResponderEliminar
  3. Sobre este tema, vale a pena ver este vídeo no youtube...

    http://www.youtube.com/watch?v=CNA7u-9UokE

    É um anúncio português, relativo a este tema, que foi censurado e como tal, nunca chegou a ser exibido na televisão.

    "O SOFRIMENTO NÃO PODE FAZER PARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES"

    ResponderEliminar
  4. Não consigo ficar indiferente ao sofrimento, seja ele de pessoas ou animais. Por isso não vejo touradas.
    Se por um lado gosto de apreciar a beleza dos cavalos numa arena, o seu porte e vaidade choca violentamente com a miséria visual dum outro animal(o touro) sendo espicaçado dezenas de vezes até que os seus carrascos cheguem à "vitória".
    Sou contra as touradas!
    Arranjem outra forma para se divertirem que não à custa de sofrimento.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar