quarta-feira, 13 de outubro de 2010

E ter um computador com "alma missionária"?

Esta quarta-feira, se me permitem, vou dedicá-la a um tema que me é querido, a informática; isto porque a missão está cada vez mais em rede e a informática, também ela, tem algum espírito de partilha, digno de um qualquer cristão (logo de um missionário). Eu explico...

Num mundo praticamente dividido entre o espírito comercial e consumista de uma Microsoft e o ditatorial cerrado de uma Apple, há um pequeno nicho que tem vindo a crescer cada vez mais: o dos sistemas operativos (SO) livres (grátis). Estou a falar do Linux; neste caso e mais concretamente, do Ubuntu 10.10: A mais recente versão, acabadinha de sair (razão que me leva a falar dele).

Mas o que é o Ubuntu e o que tem a ver com a missão e com o CJovem?

Primeiro:
Ubuntu é uma palavra de origem africana, Nguni mais precisamente, significa algo como "humanidade" ou "humanidade para todos" e reflecte a alma deste SO: livre de custos e feito para todos (e por todos, pois todos podemos contribuir para o melhorar).

Segundo:
Sendo livre, acessível e muito robusto, é utilizado por muitos missionários (da Consolata e não só) nos computadores espalhados pelas missões fora. Principalmente nos mais velhinhos que não aguentam com um SO mais exigente.

Assim sendo, decidi pedir a palavra e divulgar este SO (que utilizo há já alguns anos). Além de grátis e à distancia de um download ou de um CD, todos os programas que vêm incluídos de raíz são, também eles, livres. Além do mais, tem a vantagem de não ser preciso instalar para o testarem, corre a partir do CD e, vão ver, tem lá de tudo, desde ferramentas office a gravador de cd/dvd, messenger e até podem gerir todas as vossas redes sociais com um pequeno programinha apenas, o Gwibber, traz editores de fotografias e, caso necessitem de algum programa extra, têm uma lista enorme para instalar à distancia de um clique. Não mete medo, é muito intuitivo e, em caso de dúvida, existem "gigabites" de fóruns cheios de gente sempre disposta a ajudar (faz lembrar mesmo o espírito de missão, não é?).

Só falta mesmo deixar os LINKS para download e "ouvir" as vossas opiniões:

Ubuntu 10.10
Xubuntu 10.10 (para máquinas mais velhinhas)

Bons testes e espero que gostem/divulguem.
Olly


4 comentários:

  1. Por aqui já uso há uns tempos.
    Mas preciso de ter um programa de contabilidade que é feito para windows o que me obriga a ter 2 computadores.

    P.

    ResponderEliminar
  2. Se me permite a dica:
    Existe software que permite correr alguns programas windows em ambiente LINUX. Estou a falar, por exemplo, do Wine.
    Caso, ainda assim, não consiga correr o programa, tente o PlayOnLinux. Precisa do Wine mas trás muitos mais recursos que lhe podem ser úteis.

    Quer um, quer outro estão listados nos repositórios do Ubuntu, por isso a instalação é facílima.

    Em último caso, e se o PC for recente, pode optar por instalar o VirtualBox (VBox) e criar um disco virtual, a correr o Windows, evita assim ter 2 máquinas a consumir energia. O VBox ainda possui o chamado modo Seamless que facilita, e muito, o nosso trabalho, evitando ter janelas desnecessárias abertas no Ambiente de Trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Olly
    Fico-lhe muito agradecido pelas dicas, não conhecia mesmo.
    Depois de algumas peripécias consegui deixar a contabilidade a funcionar no computador com o play on linux. Bem, ainda estou em fase de testes mas estou contente com o funcionamento.
    Mil obrigados. Ajudou-me imenso.

    P.

    ResponderEliminar
  4. :D
    Ainda bem que pude ajudar.

    Aparte:
    Só para termos ideia da implementação do software livre no mundo, deixo aqui um pequeno mapa dinâmico: Mapa OpenSource

    De uma lista de 75 países, Portugal aparece em 33º lugar apenas. :S

    ResponderEliminar