segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A força de mudar a Igreja

O mundo estava em mudança e a Igreja precisava, também ela, de dar um passo em frente... para alguns um passo de gigante.
Surge então alguém com a coragem e inspiração (divina) para fazer acontecer aquilo que, hoje, conhecemos por Vaticano II.

Chamava-se João XXIII e, apesar da sua saúde não lhe ter permitido ver o resultado da sua iniciativa (viria a falecer em 1963), foi ele quem convocou, para surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava a renovação da Igreja e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente os dogmas ao mundo moderno.
 
Alguns afirmam que as ideias apresentadas e aprovadas por este Concílio não foram, ainda hoje, todas implementadas e, acima de tudo, entendidas.
O Vaticano II, que terminou em 1965, abriu as portas para a participação activa no sacramento da Eucaristia aos Leigos e para a criação de grupos de jovens, entre muitas outras coisas...

O Concílio Vaticano II faz hoje anos e todos devemos dar-lhe os parabéns! Em nome de uma Igreja cada vez mais universal, mais plural mas cada vez mais unida.

Olly

2 comentários:

  1. O Blog está belíssimo! Parabéns!
    Parabéns tb pela bela postagem. Viva ao Vaticano II, que fez com que a Igreja falasse também através do povo, dos que ao meu ver são erronemanete chamados de "leigos".
    Um abraço aos queridos irmãos portugueses.
    Que neste dia 12, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, possa derramar vossas bêncãos também em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimos amigos do "Catequese caminhando". Agradecemos as palavras tão simpáticas da vossas parte. Por aqui fazemos o que podemos, o que já é muito bom :), para ir melhorando sempre mais este blog de pastoral juvenil e animação missionária.
    Nos unimos em oração ao povo brasileiro no dia em que celebra a sua padroeira - Nsa Sra Aparecida. Hoje e amnhã, aqui em Portugal, o Santuário de Fátima vai acolher dezenas de milhar de peregrinos, no aniversario da última aparição da Virgem aos pastorinhos de Fátima.
    E também aqui o Brasil se faz presente! Porquê? Respondo: O Cardeal Arcebispo de São Salvador da Baia, Brasil, D. Geraldo Majella Agnelo, é quem vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária, no Santuário de Fátima.
    Que o Deus da vida, que faz caminho connosco, tendo a Maria por companheira, nos anime sempre e a vós também, e especialmente agora que estamos no mês de Outubro, especial da Missões.
    Saudações missionárias. E força também para o vosso maravilhoso blog "Catequese Caminhando". Voltem sempre!

    ResponderEliminar