Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma
grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, a
pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus que passava, começou a gritar: «Jesus, tem piedade de
mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada
vez mais: «Tem piedade de mim». Jesus parou e disse:
«Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te,
que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi
ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O
cego respondeu-Lhe: «Que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua
fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46-52)
quinta-feira, 27 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Desculpas
As pessoas facilmente se desculpam para não fazerem aquilo que deviam. Mas nem todas são assim.
Alguns casos que provam o contrário:
Beethoven podia desculpar-se com a sua surdez para não compor, mas foi um grande músico.
Milton podia desculpar-se com a sua cegueira para não escrever poesia, mas foi um grande poeta.
Paulo de Tarso podia desculpar-se com o seu paludismo, mas quis continuar as suas viagens missionárias e foi um grande apóstolo.
Pasteur podia desculpar-se por ter meio lado do corpo quase paralisado, mas continuou a investigação até descobrir as vacinas.
João Bosco podia desculpar-se com as contínuas dores de cabeça que o atormentavam, mas apesar disso dedicou-se totalmente aos jovens pobres e abandonados.
José Allamano podia desculpar-se da sua saúde frágil para não concretizar o seu sonho de ser missionário, mas não vacilou e fundou dois institutos missionários.
O Papa João XXIII podia desculpar-se com a idade (80 anos), mas apesar disso convocou o Concílio Vaticano II, para renovar profundamente a Igreja.
Muitos mais exemplos se conseguiriam encontrar. De facto, por vezes as pessoas parecem sofrer de uma estranha doença chamada "desculpite". Desculpam-se por tudo e por nada, pois não querem fazer esforço, temem o sacrifício, não assumem riscos.
Quem estará disposto a aceitar, hoje, grandes desafios?
CJovem
Texto adaptado de: Boas Noites, pequenas histórias para o espírito; de Pedrosa Ferreira
terça-feira, 25 de maio de 2010
Com Maria todos os dias
Após a iniciativa (ideia bem conseguida por parte dos Jesuítas) do passo-a-rezar, desta vez, foi a diocese do Porto quem lançou uma nova sugestão:

Rezar o terço, com Maria, através do computador. Seja por download (pc ou pda) ou online, agora não temos desculpa para não passarmos um momento de oração com Maria.
