segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a cada 31 de Maio (deste 1988) o Dia Mundial sem Tabaco. Uma iniciativa que visa recordar-nos a todos dos malefícios que o tabaco pode provocar.
Este ano o público alvo são as mulheres.
Segundo a OMS, estas são as destinatárias das campanhas publicitárias das tabaqueiras pois estudos revelam que, em todo o mundo, 20% das mulheres são fumadoras [aqui]. Um número que tem tendência para aumentar e que implica problemas mais graves, tendo em conta que, através da gravidez, podem transmitir doenças ou mal-formações aos fetos.

domingo, 30 de maio de 2010

Jovens portugueses interessam-se pouco por política

Numa sondagem feita a 1.949 pessoas, dos 15 aos 65 anos, realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica Portuguesa em 2008, concluiu-se que na faixa etária entre os 18 e os 29 anos:

» 48,2% dos inquiridos afirma interessar-se ‘pouco’ pela política e 22,3 % não se interessa ‘nada’;

» 55,7% dos inquiridos lê a secção de política num jornal ‘menos do que uma vez por semana’ embora 44,1% veja notícias sobre o tema ‘todos os dias’ na TV;

» 26,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde à pergunta ‘Quem foi o primeiro presidente eleito depois do 25 de Abril?’;

» 52,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde ao ‘Número de Estados da União Europeia’;

» 49,7% dos inquiridos ‘vota sempre’ contra 17,5% que ‘nunca votam’.

inMUNDO UNIVERSITÁRIO

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vamos fazer o que ainda não foi feito

Acabei de ler e assinar a Petição online: «A Favor da Redução do Número de Deputados na Assembleia da República de 230 para 180». Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos. A melhor maneira de o fazer é informar os teus amigos que ela existe. Incentiva-os a tomar uma posição.  Entra, lê o texto da petição (para saberes o que está realmente em causa), assina e divulga:
Para te ajudar a ter uma ideia do que se trata vê o vídeo de uma noticia do telejornal da RTP:
Se o país funcionasse, tendo em conta o número de deputados no Parlamento, estaríamos bem. Mas não! E eu, cidadão (sim, também sou cidadão!), me pergunto: porque é que um país tão pequeno precisa de um parlamento com 230 deputados (o máximo que a Constituição permite) quando poderia ter apenas 180 (o mínimo permitido pela Constituição)? Parece-me um exagero. E, em tempos de crise, como a que atravessamos agora, talvez "este corte de gordurinhas" possa ajudar a diminuir o défice do Estado. Afinal já seriam 40 deputados a menos. 
Ah! E que não sejam sempre os mesmos, os pobres, a pagar a crise. Afinal somos todos nós, com os nossos impostos, que pagamos os salários deles. E merecíamos ter melhores 'empregados'.
Entendo que a crise, quando chega, é para todos. A mudança está feita de pequenos gestos, e também depende de mim e de ti. Não queiras ser mero espectador do que acontece no nosso país e no mundo. Actua! E, agora, vai lá!
A. Brás

Na sua dimensão social e política, esta diaconia da caridade é própria dos leigos, chamados a promover organicamente o bem comum, a justiça e a configurar rectamente a vida social. Consta das vossas conclusões pastorais, resultantes de reflexões recentes, formar uma nova geração de líderes servidores.
(Bento XVI
, in Encontro com as organizações da Pastoral Social na Igreja, Igreja da SS.ma Trindade - Fátima, Quinta-feira, 13 de Maio de 2010)