Todos devem estar recordados da ida dos nossos Leigos Copi e Vivi, certo? (para os mais distraídos)
Pois bem, mais que terem enviado outra newsletter, o nosso casal presenteou-nos com algo mais eficiente...
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
A minha página pessoal!
A nossa janela para a internet é, sem dúvida, o nosso browser e a nossa página inicial, personalizada ao nosso gosto e feitio consoante as nossas necessidades, tornou-se mais uma ferramenta que um simples "adorno".
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
A Crise IV
(Partes I, II e III)
Isto leva-nos a uma nova viagem no tempo, desta vez até meados do passado século. Após a Segunda Guerra Mundial, os países ocidentais capitalistas tinham ainda bastante presente o fantasma da Grande Depressão (uma crise bastante identica à actual) e trataram de tomar medidas que impedissem que se entrasse em nova crise de tamanha envergadura.
Sob as ideias novas daquele que foi provavelmente o maior economista do século XX, John Maynard Keynes, os países decidiram seguir por um sistema equilibrado que tentava reunir em si os interesses de todos na sociedade capitalista. Os empresários conviviam directamente com o poder crescente dos sindicatos que reivindicavam os seus direitos com cada vez maiores poderes negociais, sempre com a arbitragem dos Governos que intervinham activamente nas economias e na sociedade. É o chamado regime de produção fordista que entende os trabalhadores como potenciais consumidores e assim se esforça por dar a estes cada vez maiores salários e incrementando assim o seu nível de vida. Isto permitia que as desigualdades sociais fossem reduzidas, uma maior protecção dos trabalhadores e desempregados e um nível de bem-estar em grande crescendo ao longo de quase três décadas. O crescimento económico atingido foi o maior de sempre. Ficou recordado como o período de Ouro do capitalismo.
Isto leva-nos a uma nova viagem no tempo, desta vez até meados do passado século. Após a Segunda Guerra Mundial, os países ocidentais capitalistas tinham ainda bastante presente o fantasma da Grande Depressão (uma crise bastante identica à actual) e trataram de tomar medidas que impedissem que se entrasse em nova crise de tamanha envergadura.
Sob as ideias novas daquele que foi provavelmente o maior economista do século XX, John Maynard Keynes, os países decidiram seguir por um sistema equilibrado que tentava reunir em si os interesses de todos na sociedade capitalista. Os empresários conviviam directamente com o poder crescente dos sindicatos que reivindicavam os seus direitos com cada vez maiores poderes negociais, sempre com a arbitragem dos Governos que intervinham activamente nas economias e na sociedade. É o chamado regime de produção fordista que entende os trabalhadores como potenciais consumidores e assim se esforça por dar a estes cada vez maiores salários e incrementando assim o seu nível de vida. Isto permitia que as desigualdades sociais fossem reduzidas, uma maior protecção dos trabalhadores e desempregados e um nível de bem-estar em grande crescendo ao longo de quase três décadas. O crescimento económico atingido foi o maior de sempre. Ficou recordado como o período de Ouro do capitalismo.
