quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Movidos pela energia de Jesus

Um Advento especial para os Jovens Missionários da Consolata

“Vou chegar a casa cheia de energia. A minha mãe vai ter que me ouvir, pelo menos, durante toda a semana”, comentava a Sara, eufórica, já no carro que a trazia de volta a casa depois de um fim de semana passado numa casa de retiros, na Praia de Quiaios, onde participou no retiro do Advento para jovens.

Foram, sem dúvida, dias intensos os que viveram 38 jovens - equipa animadora incluída -, ligados aos três Centros de Animação Missionária que os Missionários da Consolata dirigem no Cacém, Fátima e Águas Santas. Com o tema “Cristo é a tua luz: liga-te!”, nem os dias chuvosos e frios de um Inverno antecipado impediram a reflexão, a oração, a partilha e o silêncio necessário à vivência deste retiro de preparação para o Natal. Para tal, ajudou à reflexão o p. Joaquim Gonçalves, missionário da Consolata a trabalhar na missão em Manaus, na Amazónia brasileira, e actualmente de férias em Portugal.

Num português misturado com muitas expressões brasileiras e socorrendo-se de fundamentos bíblicos e da sua experiência pastoral e missionária, p. Joaquim a todos desafiou a sermos missionários na simplicidade, de “chinelo no pé e de pé no chão”, e sempre “no meio do povo”, pois foi deste modo que Jesus se apresentou como luz que ilumina a vida e o caminho.

Na manhã do último dia, domingo, todos os jovens foram convidados a participar na elaboração do Projecto Formativo Juvenil, para enfrentar os novos desafios da missão, com rosto jovem. Um pequeno barco, com uma vela, que a todos foi dado como símbolo do retiro, já no final da missa, quis representar que não estamos sozinhos nesta aventura missionária. “Cristo, a luz, embarcado connosco, está vivo e presente, não adormecido”, concluía p. Maurício, um dos animadores do retiro, na missa de encerramento. Com este missionário argentino de nascimento mas cidadão do mundo, com coração missionário, tínhamos agradecido o dom da vida, logo no dia da chegada, à volta de um rico bolo que celebrava, naquele mesmo dia, os seus 36 anos de vida.

Um retiro que já nasceu festa e agradecimento, e que aos jovens quis preparar para a festa maior: a chegada do Cristo Luz que a todos quer iluminar neste Natal.

Seria essa a fonte da tua energia, Sara?
A. Brás

3 comentários:

  1. Olá Albino!!!

    Eu aqui de São Paulo,tento acompanhar um pouquinho o que acontece por aí,sempre vou em busca de notícias.Confesso que só de ler sobre o retiro já gostaria de ter participado...
    Quantos jovens!!!Deus os ilumine nesta bela caminhada.
    Um abraço
    Lucrécia (Luck)

    ResponderEliminar
  2. Olá Luck

    Muitos anos depois de acompanhar o grupo de jovens dessa bendita paróquia Nsa Sra da Penha, no Jardim Peri, com a tua ajuda; e ao mesmo tempo que trabalhava com as crianças pobres do CJ, aqui estou já há uns anos numa realidade muito diversa e, entre muitas outras tarefas, tentando fazer um trabalho com os jovens daqui.
    Quem sabe um dia não faremos algum tipo de troca de experiências com os daí!
    Obrigado pela visita ao nosso blogue e pelo comentário estimulante.
    Deus te abençoe!
    A. Brás

    ResponderEliminar
  3. Sabem qem eu vi hoje? a senhora da casa de Quiaios! ja' nao me lembro do nome dela, mas ela reconheceu-me! :) foi em penela...encontra'mo-nos a ver uma animaçao ao pe' do prese'pio animado :)

    Beijinho

    Sara Rodrigues

    ResponderEliminar