sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Fórum Teológico e Fórum Social Mundial

São cerca de 60 os missionários e missionárias da Consolata que participam, em Belém do Pará, Brasil, no III Fórum Teológico e, seguidamente, no VIII Fórum Social Mundial que ali decorrem entre os dias 21 de Janeiro a 1 de Fevereiro.

São missionários e missionárias, entre religiosas, padres, leigos e leigas, ligados aos trabalhos de evangelização e promoção humana. A maioria provenientes do Brasil e América Latina, mas também de outros países. De Portugal participa o p. Elísio, director da Fátima Missionária. No total, segundo a organização, são esperadas cerca de 120 mil pessoas.

O missionário da Consolata P. António Fernandes, Conselheiro Geral do Instituto para as Américas, anima os missionários a participarem neste tipo de eventos de modo a enriquecerem o seu trabalho pastoral, também numa perspectiva da Justiça e da Paz, dimensão muito presente em alguns sectores da Igreja actual.

O vídeo que segue, que é uma preparação para este FSM na Amazónia brasileira (Belém do Pará), em particular, ajuda a entender o que é e quais os objectivos deste tipo de eventos. Não deixes de ver pois explica muito bem o que se pretende.




Eu, que pude participar no II FSM, em Porto Alegre, quando desenvolvia o meu trabalho missionário no Brasil, imagino o que os participantes neste VIII FSM estão a sentir. O Fórum é um autêntico banho de cidadania, de diversidade, de interculturalidade, de partilhas de caminhadas as mais diversas, de causas e lutas comuns... Uma experiência única!

Quem sabe, num próximo FSM algum de vós não estará presente! Eu estou na fila!

Um outro mundo é possivel! Não fiques de fora. Acompanha! Interessa-te! Participa!

A. Brás

1 comentário:

  1. É bom que se fale, é bom que haja debate na Igreja.
    Espero que nenhum teólogo nesse fórum seja silenciado pelo Vaticano como tem acontecido a alguns...

    ResponderEliminar