quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O dever de evangelizar

Actualmente vivemos num mundo cada vez mais secularizado. Face a este problema, foi-nos pedido, enquanto alunos da Escola de Formação Missionária, no Centro de Espiritualidade e Missão, que reflectíssemos sobre o que podemos fazer para alterar esta situação.
Depois de reflectir, concluímos sobre algumas medidas práticas. Achámos que as crianças e os jovens devem ser o primeiro alvo da Evangelização. Os jovens devem ser confrontados com situações chocantes e reais para que se sintam provocados, inquietos e com vontade de agir.
Devemos incutir nos jovens a radicalidade como forma de vida, empenharem-se em agir e dar o seu contributo para a construção de uma sociedade de valores. Devemos consciencializar os jovens para a promoção da dignidade humana
Devemos também apostar nos meios de informação e marketing. Estes são importantes recursos, sempre atentos às necessidades actuais dos jovens e por isso devem ser utilizados para impulsionar a Evangelização de forma mais estimulante e criativa.
Uma vez que todos nós temos o dever de Evangelizar, o nosso testemunho é fundamental. Devemos apoiar as nossas acções na oração, fortalecendo a nossa relação com Deus, para que possamos crescer em fé e acções, e com isso darmos um testemunho coerente e vivo da Boa Nova.

Nuno Morais

2 comentários:

  1. Ideias não faltam! Há aqui todo um programa que, levado à prática, poderia levar os jovens de hoje, como diz o texto, a que se "se sintam provocados, inquietos e com vontade de agir". Haja, pois, agitadores! 'Loucos', como São Paulo. Loucos por Cristo, entenda-se!
    A. Brás

    ResponderEliminar
  2. E o essencial foi dito. A tarefa foi bem entregue.
    Obrigada Nuno!

    Andreia - Aluna EFM

    ResponderEliminar