terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Apatia

Não costumamos colocar aqui os resultados dos inquéritos 'on-line', que aparecem na coluna da esquerda. E nunca falamos deles. Vão entrando e saindo, sem muito ruído, assim, como quem não quer a coisa! Mas penso que seríamos inconsequentes se não se desse um pouco mais de voz a um que outro. É o que fazemos desta vez.

O último perguntava "Em que mais se destacam os jovens hoje?". As opções de resposta foram as que foram. Alguém dirá que poderiam ter sido outras. Ou que faltava ali alguma mais importante. Claro! Fizemos opções!

Quanto às respostas, ficaram assim ordenadas:

Opção de resposta – número de votospercentagem sobre o total dos votos.

1. Apatia – 10 (58%)
2. Drogas e álcool – 6 (
35%)
3. Desporto – 5 (
29%)
4. Voluntariado – 4 (
23%)
5. Agressividade e violência – 3 (
7%)
6. Arte e cultura – 1 (
5%)
7. Religião. – 0 (
0%)
8. Intervenção social e política – 0 (
0%)
9. Todas as anteriores – 2 (
11%)

Muitas ilações se poderiam tirar destes resultados. A mim surpreendeu-me em alguns aspectos. Um deles, como podeis imaginar, é o facto de a apatia aparecer, nesta votação, como uma das atitudes que caracteriza o jovem de hoje. Pelo menos é essa a convicção da maioria dos 31 votos deste inquérito on-line. Essa opção colheu a preferência de mais de 50% dos votantes.

E o facto de num país de maioria católica a opção 'religião' ter recebido… nicles! Será que hoje a religião é uma palavra pouco simpática; haverá outras mais adequadas para afirmar - digamos - o "seguimento de Cristo"? De que religião falamos quando dizemos "religião"? Qual seria a palavra ou expressão mais adequada para definir o acto de fé ou a experiência cristã de cada um de nós? Bom! Não vou tirar mais ilações. Digam o que pensam e como interpretam os resultados deste inquérito.

Entretanto, já está on-line um outro que, desta vez tem pouco de polémico e muito de concreto: sobre a participação na peregrinação nacional a Fátima, a propósito da festa do Beato Allamano, que é um dos motivo da peregrinação. Votem!


Nt.: Este inquérito era de resposta múltipla. Podia-se votar em mais do que uma opção. 17 votantes únicos; 31 votos registados. Este inquérito tem um valor meramente indicativo das preferências dos leitores do Consolata Jovem. Não preparem teses doutorais a partir destes resultados. LOL


A. Brás / Ilustração: Olly

2 comentários:

  1. Vejo no resultado deste inquérito um retrato do que os jovens pensão da sua geração e não de eles próprios. E na verdade existem muitos jovens que encaixam na perfeição nos resultados deste inquérito mas, esses nem respondem a inquéritos como este!

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. O resultado não é assim tão surpreendente. Há uns posts atrás falava-se da geração rasca (que não tinha razão de ser chamada assim), a geração de hoje é chamada de EMO, teenagers mimados que, tendo acesso a tudo e algo mais, vivem encafuados nos quartos a ouvir Tokio Hotel e a chorar por tudo e por nada quando algo não lhes corre bem.
    Espero ouvir daqui a 20 anos o mesmo que ouço hoje acerca da geração rasca de 1970/80... que se desenRASCAram.

    ResponderEliminar