segunda-feira, 23 de março de 2009

Não! Porque não?


Resultados da última sondagem:

Concordas com as declarações do Papa Bento XVI, descartando o uso do preservativo como um dos meios para prevenir a propagação do vírus da Sida em África, e propondo uma solução "espiritual e humana"?

Não - 25 (96%)
Não sei - 1 (4%)
Sim - 0 (0%)

A maioria votou não. Porque 'não'? Análise de resultados nos comentários. Contribui!

CJovem

23 comentários:

  1. Será complicado esperar que a solução humana e espiritual resolva as coisas...chega de ir impôr o paradigma europeu em África.

    Mas quanto a mim, a grande questão põe-se nestes termos: o sexo sem fim de procriar é ou não um pecado? E é a essa pergunta que 96% responderam NÃO.

    ResponderEliminar
  2. A própria Igreja já á algum tempo que assume que o sexo não é só para procriar! Quanto ao paradigma, não se trata de um paradigma europeu ou ocidental! Trata-se de dignidade humana, que implica, claro, muito tempo, se calhar até mais de um século! O sexo não deve ser utilizado como mero meio de obtenção de prazer!!!! Mas sim expressão de amor!! Eu votei Não!!! Porque acho que tem primeiro que se instruir o povo do continente Africano.Será que é o unico que Precisa? Penso que não!!
    João Simões

    ResponderEliminar
  3. "Instruir o povo africano", o que é que queres dizer com isso, João?
    XXL

    ResponderEliminar
  4. Amigo João...
    Primeiro de tudo queria-te dizer que a expressão instruir o povo do continente Africano não foi propriamente uma expressão feliz pois dá a sensação de discurso colonial! Desculpa o reparo!
    África apenas precisa que se respeite os seus custumes e tradições!
    A introdução do preservativo em África como um meio para conter a propagação do virus HIV, segundo a minha opinião, será sempre difícil pois a cultura sexual africana, aquela que se refere ao papel do homem e da mulher, é parte da cultura: As mulheres/crianças continuam a ser circuncisadas para que não tenham prazer, as famílias continuam a ser constituidas por várias mulheres de um só homem, a mulher continua a ser objecto sexual!!!! Estes factores podem não ser aceitáveis mas são compreenciveis se olharmos para o respeito dos usos e custumes Africanos. A transição e a evolução de mentalidade irá acontecer mas no ritmo africano e não ao ritmo ocidental!È preciso estar com os irmãos e nesta matéria, o trabalho de promoção humana que os missionários fazem junto das comunidades, é e será fundamental!
    A questão do preservativo, ou melhor a forma como foi posta, parece um autêntico escandalo... Parece mas não é!!! Esta questão para a Igreja, é uma questão de Doutrina! A Igreja pode parecer insensivel a uma dura realidade dos nossos dias, como é o caso da SIDA, mas está a ser fiel áquilo que acredita e professa! Não podemos crucificar o Papa por tê-lo dito assumidamente, por não ter fugido á questão armadilhada pelo jornalismo que procura temas de escandalo para a Igreja. O Papa falou naquilo que a Igreja defende que é um amor humano, onde o sexo é uma expressão de amor entre duas pessoas que se amam, não uma busca incessante de prazer. De todos os animais, nós somos os únicos que buscamos o prazer sexual!!!
    Em suma, eu apenas digo que não compreendo a atitude da Igreja mas aceito-a. Não a compeendo porque estou demasiado ligado ás coisas dos homens quando na realidade deveria estar mais ligado ás coisas de Deus! A nossa Igreja tem muitos defeitos, mas se não formos nós a defendê-la, a melhorá-la com o nosso exemplo, a sermos cada vez mais assembleia de Deus, então quem será...
    Lembro que a Igreja somos nós, e nós somos Igreja?????

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  5. Que eu saiba instruir não significa substituir!! Quando falo de instruir estou a falar de formação humana, cientifica, falo de dignidade humana! De respeito pelo próximo! Não de imposição, nem de escravatura cultural!!
    Sinto-me tão Missionário quanto qualquer um!
    Sabem o significado da palavra Inculturação?
    João Simões

    ResponderEliminar
  6. Desculpa João se feri algum sentimento missionário com a minha observação pois não era minha intenção ofender-te ou sequer pôr em causa o que quer que fosse.
    Contudo, instruir continua a não ser inculturação. Temos que saber escolher muito bem as palavras para que quem as leia não faça juizos de valor como se calhar foi o que aconteceu...
    Para que não haja dúvidas "A inculturação é um fenómeno típico de todas as religiões que conseguem entrar em diálogo profundo com a mentalidade, o modo de viver, as tradições e os valores de um povo concreto. Em breve, a inculturação é o processo com o qual uma fé vinda de fora entra na cultura de um povo para a transformar e para ser por ela transformada."



    Mais uma vez peço desculpa por qualquer coisa.

    Copi LMC

    ResponderEliminar
  7. Ensinar dignidade humana aos africanos?Vamos aprender primeiro algo sobre o respeito pela natureza que eles têm...penso fortemente que na grande maioria dos aspectos humanos estamos atrasados em relação a África...

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, eu acho que esta não é uma situação de concordar ou de discordar, mas sim de aceitar e respeitar. Acho que devemos ter um “bocado” em conta o que o Copi referiu, que apesar de os Missionários trabalharem em África não devem assumir uma postura de “mais desenvolvidos” ao ponto de quererem aculturar um povo, pois isso é um grave erro visto que se nós prezamos a nossa Cultura eles prezam a deles. Posso inferir que na minha opinião as Declarações do Papa não foram as mais correctas (ou pelo menos o “modo” como as expressou), isto porque acho que a Igreja (nesta questão) não devia de ser tão intransigente e “ceder” um pouco nos seus princípios, pois se isto não acontecer esta situação não muda, isto é, a palavra da Igreja em África é como se fosse uma lei. Acho que o Papa Bento XVI devia levar mais em conta o Concílio Vaticano II, Consílio este em que um dos principais objectivos definidos foi precisamente a adaptação da Igreja aos tempos Contemporâneos e um dos grandes problemas hoje em dia é a sida, e África é o local onde se verifica maior escala desta doença. Acho que o Preservativo devia sim de ser usado porque por mais que digam que não este (se for bem usado) ajuda á não propagação da doença. Por último, um dos grandes problemas Africanos é o pensamento de (pessoas) que acham que eles devem ficar como estão, e seguindo esta lógica os missionários que trabalham para conseguirem ajudar esse tipo de povos são incapazes de os ajudar.

    ResponderEliminar
  9. Acho que o João foi mal entendido....realmente foi um pc ambiguo...Concordo plenamente com ele em relação a ter que haver formação...não se vai andar a distribuir preservativos, como boas pessoas que somos (lol), sem eles perceberem para que servem e como se usam....só com formação de longa duração se conseguiria mudar algumas mentalidades...cá já é dificil faze-lo, que fará num país como Africa que tem a cultura tão definida (como o copi descreveu em cima)....
    Tiago, acho que tens razão em dizer que eles respeitam mt a natureza....mas acho que deves ter em conta que pensar em relações apenas com fins de procriar é ridiculo...todos nós procuramos sexo como fins de expressar amor e alguns infelizmente apenas para o prazer. Os africanos não são nenhuns aliens, logo têm tb o direito de o fazer de uma forma informada e segura.

    Luísa

    ResponderEliminar
  10. Cara Luisa, exactamente... A minha pergunta inicial tinha a ver com isto...O sexo não tem como único fim a procriação, e se tivermos contraído a sida continuamos a ter direito a ter relações sexuais. E isso só é possível com preservativo.

    É obviamente necessária a educação, e a saúde, e uma série de coisas, mas é bom termos a noção das nossas limitações para lhes irmos explicar como devem tratar da vida deles, se nunca lhes tivessemos ensinado nada eles estariam todos melhor agora...

    Para além disso, é bom lembrarmo-nos que a encíclica Humanae Vitae de Paulo VI, que "condenou" os métodos contraceptivos foi precedida por uma comissão composta por diversos cardeais, bispos, especialistas, etc... que tiveram como conclusão que o uso de métodos contraceptivos era legitimo. Conclusão que foi apoiada até pelo futuro Papa João Paulo I...Por isso devemos acreditar que esta posição da Igreja não é estanque.

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar gostaria de referir que hoje o meu comentário se divide em duas partes:
    1ª- Copi, eu não fiquei ofendido com o teu comentário, primeiro porque o erro foi meu, o termo instruir não é o mais correcto! Embora faça parte do trabalho de qualquer Missionário! Segundo já nos conhecemos á tempo suficiente para que um comentário teu me ofenda, corremos todos com o mesmo objectivo!! A Missão!!!
    2ª - Tiago, eu sei que no ocidente ainda falta muito para que todos vivam com dignidade humana!! Mas comparar o mundo ocidental com o continente Africano? É demais!!!!!
    Falar de dignidade humana em África? Em que mundo é que vives? Será que dignidade humana é o que se passa na Guiné-Bissau onde se mata políticos só porque não se concorda com a sua política, Angola onde o povo morrer de fome por causa de políticos corruptos que se enchem de riquezas, muitos outros onde Mulheres são mutiladas, onde crianças fazem trabalho escravo e algumas até são vendidas, onde as guerras étnicas persistem, etc……
    Não devemos ser do contra só por ser!!
    João Simões

    ResponderEliminar
  12. É bom saber que há quem despreze o trabalho de Promoção Humana, em África, dos Missionários da Consolata. =(

    ResponderEliminar
  13. João...só te falta acabar esse comentário a dizer de quem é a culpa...

    Nós europeus temos as mãos cheias de sangue...e julgamo-nos muito avançados...

    Somos nós que os exploramos, são os nossos interesses que matam politicos, são as nossas multinacionais que praticamente escravizam crianças, são os nosso governos que enchem os politicos corruptos de riquezas para beneficio de nós ocidentais, somos nós que enriquecemos com o narcotráfico, somos nós que fazemos o tráfico de seres humanos lá, somos nós OS CULPADOS por mais de 90% das violações aos direitos humanos que lá existem.

    A única diferença entre um país ocidental desenvolvido e um país em desenvolvimento é que o desenvolvido já descobriu a maneira de causar mortes e pobreza noutras partes do mundo...

    ResponderEliminar
  14. Tiago estás a exagerar! E a ser radical! Sabes até melhor do que eu que não é assim tão linear como dizes neste ultimo comentário!! És um homem equilibrado e este radicalismo não condiz com a tua pessoa!!!!!!!!!!
    João Simões

    ResponderEliminar
  15. Joao, infelizmente sei que não estou a ser radical...ainda ontem tive a ouvir especialistas em corrupção internacional a dizer que por cada dólar enviado para África em ajudas, a vêm 5 corruptamente de lá para cá...E mesmo sem corrupção é todo um sistema que tá feito para ser assim...O sistema económico está montado para fazer o dinheiro fluir dos países pobres para os ricos...

    Mais factos: sabias que nenhum país com indice de desenvolvimento humano baixo produz armamento? Ou seja, todas as guerras nos países africanos são financiadas por países ricos...somos nós que vendemos as armas a guerrilhas politicas, em troca de favores quando eles se tornarem então politicos, os tais politicos corruptos que falavas.

    É assim que funciona. Somos nós os donos dos recursos naturais que os países pobres têm, e quando algum deles ousa desafiar o ocidente é apelidado de terrorista e pouco democrático, o que já acontece desde a várias décadas...se quiseres posso continuar...

    ResponderEliminar
  16. Mais do que atirar as culpas para cima seja de quem fôr, o importante é a consciência e a vontade de querer mudar! Mudar a forma de pensar, mudar a forma de agir, mudar a forma de viver!!!

    Certamente que o continente Africano foi mais do que explorado e continua a sê-lo!!!

    Agora não tenhamos um discurso de culpabilização de uma cultura ocidental por tudo aquilo que de mau acontece em África!!! É tão ladrão o que fica á porta como aquele que vai á horta!!!

    Aquilo que eu penso, e insisto nessa linha, o caminho está na Palavra de Deus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

    Enquanto o mundo viver sem valores, enquanto o egoísmo imperar, nada vai mudar! não podemos ficar indeferentes ás realidades crueis que vivem estes irmãos africanos!

    A Igreja oferece-nos este tempo de Quaresma para isto mesmo! Pensar, reflectir, converter e ajudar quem de nós precisa!!!

    Tentemos "morrer" para aquilo que não faz falta na nossa vida e ressuscitar para uma vida nova onde mais do que falar dos problemas dos outros, devemos viver os problemas dos nossos irmãos. Jesus é o nosso exemplo mais forte e cabe a cada um de nós ser espelho para os outros para que cada vez mais haja no mundo fraternidade e amor pelo próximo...

    Copi, LMC

    ResponderEliminar
  17. Estás a ver só o lado negativo, por isso é que estas a ser radical!! Também existe um lado positivo e tu não o queres ver!! 90% dos Missionários que lá estão são ocidentais!! Quase 100% da ajuda humanitária é ocidental etc.
    João Simões

    ResponderEliminar
  18. Estás a ver só o lado negativo, por isso é que estas a ser radical!! Também existe um lado positivo e tu não o queres ver!! 90% dos Missionários que lá estão são ocidentais!! Quase 100% da ajuda humanitária é ocidental etc.
    João Simões

    ResponderEliminar
  19. explorámos demasiado e continuamos a explorar. É isso mesmo...a questão básica disto é esta: de quem é a culpa do que se passa em África? Dos próprios africanos?também...mas acima de tudo, da nossa civilização ocidental...e continua a ser assim...

    Se pensarmos em mudar as coisas em África onde temos de começar?aqui...aqui mesmo, com os nossos politicos e as nossas politicas...

    É só isto que está em causa...

    ResponderEliminar
  20. “(…) será necessário abandonar uma mentalidade que considera os pobres — pessoas e povos — como um fardo e como importunos maçadores, que pretendem consumir tudo o que os outros produziram. Os pobres pedem o direito de participar no usufruto dos bens materiais e de fazer render a sua capacidade de trabalho, criando assim um mundo mais justo e mais próspero para todos. A elevação dos pobres é uma grande ocasião para o crescimento moral, cultural e até económico da humanidade inteira.”
    João Paulo II, encíclica Centesimus Annus, 28, em 1-05-1991

    18 anos depois continua actualissimo

    Fernando

    ResponderEliminar
  21. Tiago estás a politizar em demasia as coisas! Os políticos antes de o serem, são cidadãos como eu e tu! Essa visão negativa que evidencias dá-te uma responsabilidade acrescida! Não basta criticar, há que fazer melhor!! Denunciar, trabalhar em prol de uma causa, ser testemunho daquilo em que se acredita!
    João Simões

    ResponderEliminar
  22. Denunciar...exactamente...não estou a fazer outra coisa...=)

    ResponderEliminar
  23. Bem , meus Caros , a questão aqui pertinente é a segunte , todos nos queremos ajudar as pessoas que sofrem no Continente Africano , infelizmente , devido ao nosso Egoismo , sim nosso ; porque muitas vezes atribuímos as culpas aos nossos Governantes , fazendo deles o "Bode Expiatório" , como se costuma dizer .
    Refletamos um pouco os anais da História e , veremos uma Revolução Francesa pregando Igualdade , Fraternidade , Liberdade , claro que os métodos usados , porventura para nos não foram os melhores , mas temos que analisa-lós num Contexo Histórico .
    Avancemos na História e, veremos um 25 de Abril de 1974 em Portugal , lutando por Liberdade de Pensamento , Opinião , Religião , Politica , Ideologia , etc ...ou então um Maio de 68 , lutando Igualmente pela Liberdade .
    Resumindo e concluindo , se todos incluindo eu proprio nos unissemos nesta mesma causa , como foi dito num coment , mudar a forma de pensar , "pois só mudas o Mundo , se comecares por ti " , fazendo pressão sobre os Governos Europeus para que atenuem a Divida dos Paises do Sul e , concedendo-lhes maior oportunidade de Formação Intelectual e Técnica, de certeza que a situação seria completamente diferente .
    E em relação aos Políticos Corruptos de Africa e de outros Países , temos que nos questinar , se no lugar deles não nos tornariamos também corruptos , ou será que o nosso sistema de Valores Morais e Eticos é Inabalavel , bem ....
    se calhar o deles também ( pensavem eles ) era .
    Peço Desculpa se feri sensibilidades .
    Paulo Ferreira
    j.m.c Norte

    ResponderEliminar