domingo, 19 de abril de 2009

Como Paulo, modelo de seguimento, jovens do CJM'09 sentem-se 'agarrados por Cristo'

Foi com enorme entusiasmo que 80 jovens do norte, centro e sul de Portugal se juntaram, este fim-de-semana em Fátima, no Convívio Juvenil dos Missionários da Consolata, cujo tema era “Fui agarrado por Cristo”.
Tudo começou sábado á tarde com uma breve apresentação e logo de seguida recebemos uma formação sobre S. Paulo, dada pelo Padre Albino.
Quem é S. Paulo para mim hoje? O que conheces sobre ele? Que ligação afectiva tens com ele? Porque é que S. Paulo não é uma figura popular como todas as outras?
Para ser breve, S. Paulo era um Judeu, de nacionalidade Romana, perseguidor de Cristãos que foi confrontado pelo Ressuscitado, acabando assim por se converter e vai daí passa de “perseguidor (de Cristo) a perseguido (pelo mesmo Cristo)”.
Este apóstolo, durante as viagens e perigos a que se submeteu para evangelizar as comunidades por onde passava, escreveu 14 cartas, entre as quais aos: Romanos, Coríntios, Gálatas, Filipenses, Tessalonicenses, Efésios Colossenses e também Cartas Pastorais (cartas de carácter pessoal).
O Pe Albino quis sublinhar o facto do Apóstolo Paulo poder ser apresentado como um Grande Modelo para os Jovens. De facto, entre outras coisas, o apóstolo Paulo tinha ousadia, iniciativa, alguma loucura e rebeldia, era o mestre da evangelização e da comunicação, vencia os medos, abriu-se ao diferente, à diversidade, ao estranjeiro, a outros povos e culturas. E tudo isso podem ser caracteristicas do jovem e do mundo juvenil actual.
Escrevia Paulo ao jovem Timóteo: “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na Fé.” (2Tim 4, 12).
Acabamos a formação com o lema “Não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim”.
Após o intervalo, foi-nos apresentado o Testemunho Missionário das Leigas Missionárias da Consolata, a Marisa e a Keta, a Missão no Bairro do Zambujal.
Muitos de nós pensam que só se faz missão “lá fora”, enganamo-nos!! Antes de tudo, temos de começar “cá dentro”, temos primeiro de aprender e viver a realidade do nosso país, por mais perfeito que ele nos pareça.
O Bairro do Zambujal, em Lisboa, foi a experiência Missionária destas duas jovens que nos disseram: “pouca coisa aconteceu, mas muita coisa cresceu!”. Não dá para descrever muito bem o que é fazer missão lá… Penso que só quem vive é que consegue falar e sabe das necessidades e dificuldades que o bairro tem… Mas, mesmo assim, para quem escuta não é a mesma coisa! E por isso mesmo, o convite foi lançado: “Vão lá! Experimentem passar por lá!”.
O dia de Sábado acabou em espírito de alegria e partilha dos trabalhos de Grupo (onde fomos confrontos com duas perguntas e respondemos fazendo dinâmicas) e com a oração (o momento onde paramos para dialogar com Deus).
Domingo, o dia dedicado aos Pascoalinos, onde eles têm a oportunidade de partilhar, com os outros jovens, a sua experiência na Páscoa Jovem Missionária na 'aldeia olímpica' de Covelas.
Depois destes 17 Jovens terem “desabafado” connosco, ficamos com a ideia de que, como um deles afirmou: “isto mudou a minha vida (…) Agora tudo já faz mais sentido!” e, claro, “CRISTO É A NOSSA META”.
Terminamos com a participação na Eucaristia, à qual se quiseram juntar alguns familiares dos jovens. presentes. Esta foi presidida pelo P. Jorge Amaro.
E foi assim que passamos estes dois dias em Fátima, cantando, partilhando e convivendo.
Vá, como sempre, chega o momento que ninguém quer: a despedida… (alguém chorou?)

Sofia Carvalho

9 comentários:

  1. Sim ouve quem chorasse! Mas mais importante do que isso! Só no CJM’ 10 é que se vai ver os frutos da PJM’ 09!! É a continuidade de ligação ao IMC e crescimento de responsabilidade e maturidade que deve servir de barómetro para avaliar a PJM 09!!! Que Deus os acompanhe e os faça compreender que o JMC é uma coisa séria!!!! E não mais uma actividade para passar o tempo!

    ResponderEliminar
  2. É bonito ver tantos jovens á procura de Cristo!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se estou enganado mas deu-me a sensação que a PJM09 foi bastante diferente das anteriores. Esse aspecto foi outro que me intrigado por acaso já estava habituado a ir ao CJM e ver sempre pessoas a chorar =P


    Ps:. Nunca deixes de treinar =)

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos!!!!
    Bem...começo antes por agradecer a todos os responsaveis e a todos os que estiveram presentes no CJM, eu estive lá, foi a primeira vez que participei em algo do género, e achei fascinante.Além de agarrada por Cristo, fui inicialmente cativada pela PJM 09, em Covelas.Gostei imenso, do pessoal, trabalhos de grupo todas as dinâmicas, o convívio.Foi lindo comovente,a Consolata é muito mais que uma congregação é uma família em crescimento e que faz qualquer um se sentir em casa.Adorei, gostei imenso de tudo, voces sao qualquer coisa de extraordinário!!!!
    Muito obrigado por nos fazerem sentir como membros da vossa família.
    Além de Cristo me agarrar tb fui cativada pela família Consolata.
    Bjinho mto grande
    Sandra Barbosa - Gémea

    ResponderEliminar
  5. Olá!!
    Na sequência do comentário da minha irmã, venho também vos agradecer por tudo!
    Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora para além de ter conhecido pessoas extremamente simpáticas e rever gente ja "conhecida".
    São este tipo de iniciativas que demonstram que a juventude não se esquece de Deus, muito pelo contrário, querem é conhecê-lo muito melhor e levá-lo a todos.
    Espero nos encontrarmos muito mais vezes!
    O meu muito obrigado por tudo, vocês têm dado à minha vida um sentido muito mais perto Cristo e dos outros!
    Beijinho grande.
    Ângela Barbosa - A outra Gémea...

    ResponderEliminar
  6. FOI O MELHOR FIM DE XEMANA , MAIS LOUCO , CURTIDO E SOBRETUDO INESQUECIVEL , COMO SEMPRE A CONSOLTA O J.M.C´S DERAM O SEU MELHOR , E É SEMPRE UM PRAZER (CON)VIVER COM TODO O GANDA INSTITUTO MISSIONARIO DA CONSOLTA , POIS APRENDE-SE A VIVER O MUNDO E DEUS COM OUTROS OLHOS .
    POR ISSO TAL COMO CRISTO DISSE AOS SEUS SEGUIDORES EU DIGO A TODOS AQULES QUE VIREM ESTA MENSAGEM E QUE QUERAM SABER4 O QUE É A CONSOLTA A " VINDE E VEDE".
    PAULO FERREIRA J.M.C NORTE

    ResponderEliminar
  7. Eu mesmo, porque dizes que a PJM09 te pareceu bastante diferente das outras?

    ResponderEliminar
  8. Olá...

    É sempre bom recordar estes valiosos e grandes momentos que são passados em verdadeira união e comunhão entre todos.
    Para vós pascoalinos fica sempre a sensação que aquela semana inesquecível podia durar sempre mais um dia.
    Sim, é a realidade de 5 dias passados no interior de Cristo que ressuscitou para vós e dos vossos corações.
    O CJM funcionou e bem para darem o vosso testemunho de fé e de alegria no meio de todos os jovens que aprendem sempre algo com os sentimentos que foram vividos por todos vocês...
    Não desistam na fé...por através dela a vossa vida será verdadeiramente vivida.
    "Carreguem Cristo no nosso peito" e entreguem-no a quem precisar.

    Beijinhos a todos

    JEM - Nogueira da Maia

    ResponderEliminar
  9. Adorei o Convívio! :) Gostei particularmente da eucaristia e da apresentação da música da PJM'09! Foram ocasiões bastante especiais!

    Cá esperamos o próximo convívio!

    ;)

    ResponderEliminar