sábado, 23 de maio de 2009

Deus Audiovisual

Neste domingo, 24 de maio, celebramos, na liturgia, a Solenidade da Ascenção do Senhor. À festa litúrgica junta-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A propósito, vale a pena ler e reflectir sobre a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em que Bento XVI sublinha o potencial comunicativo das novas tecnologias, sobretudo para os mais jovens; desafia à evangelização do “continente digital”; e sugere a promoção de cultura de respeito, diálogo e amizade “no mundo emergente da comunicação digital”, como refere o Bento XVI.

Lopes Morgado, Frade Franciscano Capuchinho, chefe de redacção da Revista Bíblica, faz uma proposta de celebração da Eucaristia, centrada na Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e termina com o poema “Deus Audiovisual”:


DEUS AUDIOVISUAL

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo Irmão SOM, eco da tua voz,
pois do teu Coração nos diz o ritmo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela MÚSICA, nossa Irmã,
pois da tua Festa nos traz a mensagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela IMAGEM, nossa Irmã gémea,
pois da tua Beleza nos reflecte o rosto.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo SILÊNCIO, berço do teu Verbo,
pois da tua Presença tem o enlevo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela PALAVRA, nossa Mãe, Irmã e Filha,
pois do teu Mistério nos dá notícia.

Louvai e bendizei o meu Senhor,
inaudível, invisível, inefável,
pois em JESUS se fez Deus Audiovisual.

(Lopes Morgado, in Ao Encontro do Sol)

Nós, aqui no CJovem, também nos juntamos a este louvor e também assinalamos este dia. Afinal, somos Comunicação Social.

NB . A propósito, a principal agência de noticias no âmbito da Igreja Católica em Portugal, a Agência Ecclesia, apresenta um novo portal. Com muitas e novas funcionalidades. Sobretudo, mais interactiva. Parabéns!

CJovem

Sem comentários:

Enviar um comentário