domingo, 10 de maio de 2009

A difícil e profética viagem de Bento XVI

"É sobretudo a manipulação ideológica da religião, por vezes para fins políticos, que é o verdadeiro catalisador das tensões e das divisões e por vezes mesmo das violências na nossa sociedade." (Bento XVI, Amã, Jordânia)

A viagem do Papa Bento XVI ao Médio Oriente deve ser seguida com atenção especial. Não é uma viagem qualquer. É uma viagem delicada. Pela insegurança que reina em toda aquela região do globo, pelas sensibilidades religiosas e políticas, pelos difíceis equilíbrios... Os Media deram hoje destaque à frase acima citada, que ele pronunciou ontem, em Amã, na Jordânia. A manipulação ideológica da religião pode ser fonte de violência. Sem dúvida! A história é prova disso mesmo.

Do programa da visita hoje constava, neste domingo, uma visita ao lugar onde Jesus foi baptizado por João Baptista. Amanhã, segunda-feira chega a Israel. Uma terra com muitíssimos e variados significados e simbolismos para nós cristãos.

Para acompanhar as noticias sobre esta viagem o CJovem recomenda os textos do jornalista António Marujo, do Público, que vai marcando o ritmo desta viagem papal, com textos no blog Religionline. Boas leituras!

CJovem

5 comentários:

  1. Realmente o Espírito Santo conduz a Igreja!

    Este Papa, Bento XVI é a afirmação disso mesmo.

    Num tempo em que todas as moralidades e convicções se pretendem diluir no mais fácil, este Servo de Deus com a coragem que lhe é dada, proclama a Palavra num diálogo que muitos diriam e ainda dizem que ele mesmo não quereria.

    Rezemos por esta viagem.

    Abraço amigo em Cristo

    Obrigado pela vossa visita ao meu espaço.

    ResponderEliminar
  2. Sim , tadavia concordo kom os media que ficaram escandalizados co o facto do papa ñ ter rezado nem ter tirad os sapatos .
    xei k ele ñ é jonh paulo II, contudo deveria ter adequado as cirtancais e local onde tava e cumprir certos requesitos "moralmente obrigatorios " , isto é , tal komo são paulo diz "..com os gregos me fiz grego , com os judeus , judeu...com os fracos me fiz fraco etc..."
    paulo ferreira j.m.c norte

    ResponderEliminar
  3. Olá Joaquim
    Obrigado pelo comentário e pela visita.
    De facto, Bento XVI manifesta profunda coragem ao empreender esta viagem apostólica. Oxalá deixe marcas visíveis de diálogo, unidade e de paz, tão em falta do Médio Oriente.
    Foi em situações como esta que se viu, já nas primeiras comunidades da Igreja, a fibra dos apóstolos. S. paulo, de quem celebramos os 2 mil anos de nascimento, é uma figura-ícone da coragem dos primeiros missionários do evangelho. Na verdade, dos primeiros e dos de todos os tempos.
    Abraço
    A. Brás

    ResponderEliminar
  4. Oh Paulo. A verdade é que a imprensa se escandaliza por dá cá aquela palha. Sobretudo se o que está em causa são assuntos ligados à Igreja.
    É certo que o Papa deverá estar um pouco mais atento a estes gestos e sinais que, dependendo do lugar e circunstâncias onde acontecem (onde cultura, a ideologia política e a sensibilidade religiosa está à flor da pele, às vezes, pequenos deslizes podem-se transformar em incidentes
    Mas... fossem esses os reais problemas do nosso mundo, não é?

    ResponderEliminar
  5. xim , concordo inteiramente ,m as unicamente o fiz pok , a Igreja Catolica é fortemente criticada e xe este papa fosse "semelhante " ao outro , penxo eu k dariamos uma chapada de luva branca a essas pexoas , k ñ comprendem k a Igreja apesar de cometer erros , falhas , faz mais bem do k esses k xo criticam , foi nesse sentido .
    paulo ferreira j.m.c
    paz e bem

    ResponderEliminar