segunda-feira, 25 de maio de 2009

RETÍVIO - Uma Nova Luz no Horizonte do Caminho


Esta nova actividade foi concretizada com o intuito de aprofundarmos o nosso percurso na fé, ao termos momentos de formação, reflexão pessoal, partilha e convívio.

Antes de começarmos a caminhada, recebemos alguns símbolos que nos iam acompanhar neste Retívio: um cajado, onde podíamos registar as nossas experiências ao longo deste percurso; um cantil, para manter a água sempre fresca; um espelho (os olhos são as janelas da alma), em que nele tivemos que observar o nosso olhar e escrever nele que sentimento de tristeza nos tem vindo acompanhar; e também recebemos a água, a farinha e o fermento.

Formamos cinco equipas de três que se alteravam em cada paragem que fazíamos. Ao longo da caminhada em grupo forneciam-nos temas onde tínhamos de dialogar e responder a perguntas que nos deixavam mesmo a reflectir.

Os temas das paragens foram:
No Caminho de Emaús: Roteiro de Viagem;
Curvas e Lombas no Caminho: Tristeza e Desilusão (lc24, 13-24);
Conversas pelo Caminho: Conhecimento e Aprofundamento da Palavra (lc24, 25-27);
Encruzilhada no Caminho: A Certeza Incerta (lc24, 28-29);
Abastecimento no Caminho: Um Novo Olhar (lc24, 30-32);
Um Nova Luz no Horizonte do Caminho: Testemunho e Alegria (lc24, 33-35).


A cada tema correspondia uma dinâmica diferente:
O espelho - visualização profunda do nosso olhar; partilha das nossas reflexões ao grupo; Google Missão - procurar passagens Bíblicas sobre Palavras de Vida; a criação de uma música ou oração/poema com o tema "Fica Connosco"; fomos levados a criar o nosso próprio Pão com um formato que nos identificasse (com a farinha, o fermento, o sal e a água); e, por último, pintamos numa tela o que significou o nosso caminho de Emaús.


Terminamos domingo com a Eucaristia, em que fomos abordados com a pergunta:"E quando O encontramos? O que fazemos com Ele? Lucas responde: Temos de levá-lO para os caminhos do mundo, temos de partilhá-lO com os nossos irmãos, temos de dizer a todos que Ele está vivo e que oferece aos homens (através dos nossos gestos de amor, de partilha, de serviço) a vida nova e definitiva.".

Sofia Carvalho, JMC

Sem comentários:

Enviar um comentário