quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sondagem: O PS e o preservativo

A última sondagem devolveu-nos os seguintes resultados:

O PS quer a distribuição gratuita de preservativos nas escolas do ensino secundário, em articulação com as unidades de saúde. Estás de acordo com a aprovação desta medida?

Sim: 58% (14)

Não: 41% (10)

Total votantes: 24


Desta vez o resultado foi "muito" aproximado.
A que se deve esta aproximação?
Por ser um tema polémico, quase tabu?

CJovem

4 comentários:

  1. Eu propria me divido aquando de concordar com a aprovação desta medida.
    Se é um facto que nós jovens devemos estar informados e protegidos, esta medida pode ser facilmente confundida com um incentivar do início de uma vida sexual activa!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nao cheguei a tempo de votar, contudo quero deixar aqui a minha opinião.

    Muito sinceramente nao me parece que essa seja a solução! Os jovens já podem ir buscar preservativos a um centro de saúde, por exemplo... nao têm obrigatoriamente de os comprar. No centro de saúde, até concordo, pois este é um local apropriado, onde até tem a possibilidade de se esclarecerem com profissionais. Numa escola nao me parece de todo que seja adequado, como já acima disseram pode ser confundido com um incentivo à prática sexual.

    Poderiamos falar na vergonha de ir ao centro de saúde, de alguem ver ou assim.. Mas hoje tambem se vê em, quase, qualquer sitio preservativos a um preço muito reduzido.

    Nao me parece de todo que o problema se resolva assim.. Parece-me que levaria é a uma maior, ainda, banalização do sexo.

    ResponderEliminar
  3. Apenas concordaria com a distribuição gratuita se estes fossem acompanhados de uma "sessão" de esclarecimento. Como isso não me parece que vá acontecer... não é sequer viável ter uma psicóloga por detrás de cada preservativo distribuído, não me agrada muito a ideia.
    Por outro lado percebo qual (boa) a intenção desta medida, peca é por ser facilitista.

    ResponderEliminar
  4. Tal como foi dito, a distribuição de preservativos na Escola , por um lado levaria ao incetivo de praticar relaçoes sexuais , por outro , talvez os jovens ficassem mais esclarecidos em relação aos D.S.T (Doenças Sexualmente Transmissiveis).
    Não há muito , tempo , a Ministra da Educação , dizia que : " ..a Escola deixou de ser o sitio , onde se aprende " a ler e a escrever" .." , por um lado , ela tem toda a razão naquilo que diz , todavia , ela esqueceu-se de referir que com a distribuição gratuita de preservativos , a pratica de relaxoes sexuais na Escola , só aumentaria provavelmente , ou seja , o que já era grave , ficava pior ainda .
    Sem referir ainda no "flagelo " que são as ditas "mães adolecentes" , fruto muitas vezes do incentivo ao sexo , pela televisao , radio , ...etc.
    Em relação à "banalização do sexo " , hoje em dia , esta em voga não só o sexo , mas a Violencia fisica , psicologica e sexual , o sentimento de vingança , a discriminação sexual , social , intelectual , cultural e física , o sentimento de Libertinagem , não de Liberdade, mas de Libertinagem .
    Ou seja , perdeu-se um certo conceito de saber , onde se está , na Escola deveria fazer-se isto não aquilo .
    Todos nos deveriamos ter algo a dizer , quando esta sociedade em vez formar os jovens , os deforma , os faz seguir as suas paixões , e eles deixam-se levar pelo aquilo que a sociedade lhes impige , sem pensarem nas consequencias nefastas , que as suas escolhas podem fazer .
    Como alguem dizia :" Tu és aquilo que queres , não aquilo que os outros querem que tu sejas " .

    Paulo ferreira j.m.c norte

    ResponderEliminar