segunda-feira, 27 de julho de 2009

A arte de comunicar

Comunicar é uma arte. A mensagem transmitida, nem sempre corresponde ao que realmente o mensageiro quis dizer. O 'como' se diz interfere directa ou indirectamente no impacto que possa ter e na interpretação que dessa mesma mensagem se possa fazer.

É verdadeiramente sábia a conhecida estória árabe que diz que, certa noite, um sultão (príncipe poderoso) sonhou que tinha perdido todos os seus dentes. Logo que se despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse o seu sonho.
- Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!
- Mas que insolente, gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e contou-lhe o sonho.
- Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe: Excelso senhor, grande felicidade vos está reservada! O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos presentes disse-lhe, admirado:
- Não é possível! A interpretação que fizeste foi semelhante à do teu colega. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a ti com cem moedas de ouro.
Respondeu o adivinho:
- Lembra-te, meu amigo, que tudo depende da maneira de dizer as coisas.

Aprender a arte de comunicar é, sem dúvida, para todos, um verdadeiro desafio. Aos problemas da comunicação podemos frequentemente atribuir mil e um mal entendidos, que podem gerar emoções e sentimentos contrários. A opção pela paz ou a declaração de uma guerra facilmente podem ser atribuídas a más interpretação de palavras ou ordens ditas ou mal ditas!
"A verdade vos fará livres", certo!, mas não basta comunicar a verdade, há que o saber fazer.
Comunicar é uma arte. E de difícil aprendizagem. É de sábios!


A. Brás

1 comentário:

  1. é verdade....comunicar é uma arte...das mais complicadas...

    é preciso ter alguns cuidados, pois temos que ter em atenção algumas coisas, tais como: a quem o fazemos e qual a mensagem que queremos realmente transmitir!!!

    o que eu vou enteder do que me dizem vai ser diferente do que vão dizer a outra pessoa....

    depois ha também formas de dizer a mesma coisa...que foi o que aconteceu na história...e que podem ditar a nossa "sentença".

    ResponderEliminar