segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Religiões e culturas em diálogo, 70 anos após a 2ª Guerra Mundial

Os líderes das grandes religiões, chefes de estado e grandes nomes da cultura estarão reunídos, em Cracóvia, de 6 a 8 de Setembro, convidados pela Comunidade de Santo Egídio e pelo cardeal Stanislaw Dziwisz.
O "espírito de Assis" regressa à Polónia e, desta vez, à cidade natal de João Paulo II (JPII), onde este se formou culturalmente, humanamente e espiritualmente.
Os líderes reunidos encontrar-se-ão nesta"encruzilhada" da história europeia e darão vida a uma peregrinação inédita, quer em dimensão quer em significado, até ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, como sinal de reconciliação e paz, para sublinhar um forte repúdio à discriminação, violência e guerra como instrumento para a solução dos conflitos internacionais.
Será também uma ocasião para visitar, após 20 anos de diálogo inaugurado por JPII, os locais onde este viveu anos dramáticos da sua vida, passando pela experiência da guerra e do diálogo através da sua relação com um seu amigo judeu. Foram provavelmente estes anos passados em Cracóvia que incutiram em JPII a instituição do sonho realizado em Assis e a histórica Jornada Mundial de Oração pela Paz (a 27 de outubro de 1986):
A invocação a Deus, por parte de todas as religiões do planeta, para que dê a paz a um mundo profundamente marcado pelas feridas da divisão e da guerra.

A trágica memória dos 70 anos do começo da 2ª Guerra Mundial, o aniversário dos 20 anos da queda do muro de Berlim e dos regimes comunistas da Europa Oriental são o motivo para o convite do cardeal Stanislaw Dziwisz para vivermos, juntos, o espírito de Assis... de Cracóvia para o mundo inteiro.

Confere AQUI, AQUI e AQUI.

1 comentário:

  1. Que Deus acompanhe a todos os participantes!
    E os ajude a compreender a importância de todos para um mundo melhor!
    A tal unidade pela diversidade!
    Desculpem, são ainda os ecos do Curso de Missiologia!

    ResponderEliminar