quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Identikit de uma vocação (parte 2)

A história de um testemunho vocacional continua…
Origem pobre, mas cheia de amor

Nasci em Pilõezinhos, uma pequena cidade no interior do Estado da Paraiba-Brasil, Nome engraçado o dessa cidade! Porém, não vou ficar aqui a falar sobre a cidade, porque o ‘Identikit’ tem o objectivo de comunicar-vos a história de minha vida e não de minha cidade. Se quiserem saber mais a respeito, favor entrar na wikpedia/Pilõezinhos-PB.

Rapaz e não rapariga

Minha história é engraçada. Querem saber? Então vos conto:

Sou o quinto e último filho homem de minha família. Diz minha mãe que, sempre desejou ter uma filha mulher, então, o primeiro a nascer, foi um menino; tentaram a segunda vez, veio outro menino e assim sucessivamente até nascerem quatro meninos homens. E o melhor, um a cada ano. Acho que era porque eles não tinham televisão em casa! Se bem, a televisão às vezes atrapalha, com aquelas novelas cheias de cenas eróticas. Depois de o quarto filho homem ter nascido, pararam, reflectiram e quase pensaram em desistir de haver outra criança. Até aquele momento o Senhor Deus não lhes tinha dado uma menina. Só depois de dois anos decidiram ter outro filho, e então, para surpresa de todos, nasci eu, outro menino.

Depois de mim, decidiram não ter mais filhos, fecharam as torneiras.

Mas, quis Deus, que a história de minha mãe tivesse outro rumo, e não terminasse assim tão sem alegria. Então, para o bem de todos e felicidade geral da família, adoptaram uma menina, quando eu já tinha completado 13 anos. Sendo assim, a família aumentou e minha mãe ficou muito contente com a novidade de ter uma filha em casa. Hoje, então, somos 6 filhos, cinco homens e uma rapariga. Vejam só como é a vida!

Minha mãe, Maria Francisca é mais jovem que meu pai, 17 anos, mas conta-nos que foi sempre o amor que motivou o romance dos dois, apesar da idade entre eles. Luiz Amâncio, meu pai, já se encontra com Deus. Ele partiu desta vida, quando eu estava fazendo o noviciado.

Sabiam que os dois são analfabetos? Verdade! Nunca tiveram a oportunidade de estudar. Contam-nos que tiveram que dedicar-se ao trabalho ainda quando eram muito jovens para ajudar na sobrevivência da família.

Queriam que nós, seus filhos, estudássemos, não queriam que tivéssemos a mesma experiência de vida que tiveram. Não obstante a pobreza e simplicidade com que viviam, souberam-nos educar na fé, na moral e nos caminhos do Senhor.

Incentivaram-nos viver a vida com alegria e esperança, acreditando que tudo pode mudar e que nossos caminhos fossem traçados por Deus.

6 comentários:

  1. Que história linda! Espero poder ouvir muitas outras.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. É muito bom poder ouvir testemunhos assim.
    Força na caminhada!!

    Ângela

    ResponderEliminar
  3. Sua história é linda!!

    Muita luz na caminhada missionária...

    Abraços

    Luck

    ResponderEliminar
  4. Gosto de um pitada humoristica junto de uma grande história!Espero pela parte 3!

    Abraço Susana Neves

    ResponderEliminar
  5. Querido João!
    É surpreendente observar as diversas formas com que Deus se manifesta na vida de todos nós. Basta que sejamos capazes de entregar o leme em Suas mãos e tenhamos a tranquilidade de uma criança que está sendo conduzida pelo Pai. Que você continue com essa força e fé, confiante de que é Deus quem está no comando do seu navio.
    Forte abraço,
    Magda

    ResponderEliminar
  6. Joao Batista eu sei que se tu podesses ficavas horas e horas a falar e divagar, sobre as telenovelas e sobre mais uma data de coisas.
    Mas sei que cada palavra que tu dizes é das palavras mais puras que já ouvi! Nao é preciso conhecer te muito bem para sentir que és cheio do espirito de santo, que és das pessoas mais puras que ja conheci em toda a minha vida!
    por vezes quando oiço certas pessoas falaram sinto me bem perto delas porque o sentimento que trasmitem ao falar é de tranquilidade e de pureza!
    E tu és uma dessas pessoas!
    Mais que uma pessoa alegre, simples, querida, simpatica és uma pessoa pura de coraçao e cheia de Deus.
    Se tivesse de te descrever era assim que te descrevia!
    E agradeço a Deus por ter a oportunidade de ter alguem assim perto de mim!
    um beijinho e um abraço

    Maria Faustino JMC

    ResponderEliminar