quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os nossos leitores 'esmiuçam' o Natal

Com o Natal 2009 como pano de fundo o Cjovem lançou, dias atrás, um inquérito aos seus leitores. Pretendíamos ter uma imagem do Natal o mais plural e diversificada possível. Lançamos algumas perguntas, umas mais sérias e outras polvilhadas com algum humor. Alguns aderiram - tivemos participações de leitores até do Brasil. Agradecemos a todos a participação. Bem hajam! Aí está o resultado:

O que te faz gostar ou desgostar do Natal?
A época natalícia não deixa ninguém indiferente. Reage-se ao Natal de muitas maneiras. Há coisas e situações de que se gosta muito, pouco ou mesmo nada. Eis algumas das respostas.

- Gosto do Natal porque:
“É uma festa de alegria, é o Nascimento do Nosso Salvador.”
“Tempo para estarmos ainda mais juntos.”
“É uma altura do ano em que se consegue juntar a família quase toda”
“O estar com a família. Pois é nesta época que os de mais de longe se juntam."
“Família reunida, tempo propício para mudar algumas atitudes, nos propomos a ficar mais perto de Deus.”
“Gosto bastante do natal. Gosto de ver as ruas e as casas iluminadas gosto dos presépios de Natal. Mas tenho consciência de que o dinheiro gasto em iluminação dá para aquecer muitas casas."
"Gosto do Natal principalmente por juntar toda a família e passar uma noite de convívio no aconchego da fogueira."
"A alegria no rosto das pessoas, a sensibilidade na solidariedade com os demais."

- Do que não gosto no Natal:
"Tenho pena de hoje em dia o Natal só signifique prendas e a figura do Pai-Natal ter tanta importância; as pessoas de uma certa forma estão a voltar ao paganismo e isso deveria ser combatido."
"Substituir o pai-natal pelo presépio e pela sua figura central Jesus."
"Muitos se esquecem do verdadeiro sentido do Natal, só pensam em festa e comilança. E há até quem faça uma sugestão: Substituir o excesso de prendas a quem tudo tem pela partilha com quem não tem nada. Entristece olhar esta sociedade que vive o Natal decorando as ruas ou as suas próprias casas, a preparar a noite de Consoada e a comprar presentes para todos os que amam, mas não atribuem a importância essencial que o Natal tem, sem olharem para aquilo que na realidade esta época significa."
"Das correrias atrás dos presentes e o cansaço dos preparativos para a consoada (que são compensados por aquele momento de união)."

O que mais valorizas no Natal?
A quase totalidade dos que responderam assinalam como muito positivo o facto da família se reunir à volta da mesa, vindos de perto e de longe, em união e partilha. Algumas respostas a destacar:

"Acima de tudo a maior união da família, que deve ser feita todos os dias pois todos os dias são natal, mas, tal como no presépio, todas as famílias se devem unir e serem humildes uns para com os outros."
"A capacidade de partilha que muitos seres humanos, que mesmo não sendo crentes, têm nesta época. Aceitam e defendem a época natalícia com valores que em si são positivos, a partilha de bens ou tempo com aqueles que menos têm, a reunião da Família, o lembrarem-se das pessoas que conhecem através da compra de um presente ou até daquele magnífico telefonema que se faz para pessoas que por diversos motivos já não estão muito presentes no quotidiano de cada um e a quem assim mesmo se deseja "Feliz Natal". É um simples telefonema através do qual se demonstra carinho e que poderá no desenrolar da conversa ajudar a outra pessoa de algum modo."
"O amor entre as famílias, e a esperança renovada."

Onde vai nascer Jesus, em 2009? Lugar e condições.
Jesus devia nascer “no coração de cada um de nós”. Esse é o denominador comum das respostas a esta pergunta. Leitores do Brasil desejam que ele nasça em situações e circunstâncias bem concretas. Algumas respostas:

"Junto daqueles que sofrem em silêncio."
"Jesus nasce todos os anos naqueles que estão dispostos a recebê-lo..."
"Jesus devia nascer nos corações de todos os Homens, principalmente dos nossos governantes..."
"Em São Paulo, nos lugares atingidos por inundações onde as pessoas não recebem assistência....para ajudá-las a superar e lutar por melhores condições de vida."
"Em uma grande favela do Rio, o Telégrafo."

Quais os lugares a evitar neste Natal?
As lojas e os grandes centros comerciais são os lugares a evitar na época natalícia, tendo em conta a quase totalidade das respostas dos nossos leitores. Destacamos:

"Lugares onde o consumismo desenfreado acontece, aí não há natal, apenas o materialismo impera."
"Nenhum, nem que seja para levar o Natal aonde ele não chega."
"Centros Comerciais! Não só no Natal mas todos os dias do ano..."

O que é que deveria e não deveria estar em saldos no Natal?
Respostas muito criativas: saldos, saldos e mais saldos para o que deve ser socializado por todos: os valores cristãos. Alguém fala mesmo em “liquidação total”. Leiam:

“Em saldos deveriam estar os valores da família que andam tão esquecidos e poderia ser que desta forma um grande "cartaz" nos chamasse a nossa atenção para o que durante todo o ano andamos esquecidos de ver. A união de todos principalmente da família não deve ser só em dias de festa.”
"A partilha e a solidariedade deveria estar em liquidação total.”
“Tudo o que nos faz esquecer o verdadeiro significado do Natal deveria estar indisponível."
“Em saldo, no Natal, havia de estar o perdão e a reconciliação.”
“Todos os bens de primeira necessidade deveriam estar em saldos "de janeiro a janeiro". Tudo o resto é acessório e não existe a necessidade de estar em saldos.”
“Não deveria estar em saldos o amor, a fraternidade, a paz, a união, a consolaçao, pois estes só são verdadeiros se forem gratuitos...”
“A Paz”

Jesus nasce e tu é que recebes os presentes. Achas bem?
Claro que esta pergunta tinha armadilha! Tá-se logo a ver que alguém recebe os presentes por Jesus. Um leitor escreveu: “Não... mas conta a intenção.” Nem mais! Vamos ler algumas respostas!

“É verdade! Jesus nasce e todos nós damos presentes aos outros e também os recebemos, mas afinal de contas o aniversariante é Jesus, e a maior prenda que ele deseja é o amor ao próximo e a humildade.”
“A troca de presentes representa isso. Não damos o presente a Jesus, mas a outra pessoa, mas o simbolismo está lá.”
“Não...Nosso maior presente é receber Jesus, deveríamos pensar nisso e celebrar apenas”
"O problema é esse, é que não se olha para o menino que nasce, mas para os presentes. A imagem que mais ocorre na cabeça das pessoas do último Natal que viveram, é provavelmente a família em volta da árvore de natal repleta de luzinhas no momento em que se distribuem os presentes. Se calhar o que deveríamos lembrar é o Presépio que nesse ano se fez com mais amor, o gesto de carinho que se teve com alguém ou a missa do Galo na qual pela envolvência a lágrima escorregou pela face. Talvez tenham mais a ver com Jesus estas últimas imagens, que os presentes que trocamos, que muitas vezes são comprados a despachar e não porque a pessoa precise do que lhe é oferecido. Se o Natal é só troca de presentes, deveríamos abri-los só no Dia de Reis.."
“Os melhores presentes não são aqueles que vêm embrulhados, são aqueles que damos com o coração, e são esses os presentes que Jesus também quer receber...”

De 0 a 100%, qual a probabilidade de receberes um par de meias neste Natal?
Há muita gente que recebe meias/peúgas como presente de natal. Normalmente até são os avós que dão. Grande sabedoria, a deles, pois sabem que estão a dar algo verdadeiramente útil, um presente que não fica esquecido num canto da casa. Mas os tempos já não são os que eram. As probabilidades variam entre os 0% (a maioria) e os 100%. Algumas respostas:

“0%. Mas se as receber são bem aceites claro!”
“50%. Talvez alguma tia se lembre disso.”
"A minha este ano deve ter descido para uns 10/15%! Mas a do meu irmão subiu para 100%, já tem alguns pares debaixo da árvore, comprámos-lhe porque está a precisar xD"
“100% ! (pelo menos é uma prenda útil)”

Com que idade percebeste que o Pai Natal é um género literário?
Ora aqui está uma estatística sociológica sobre o Natal. A maioria perdeu a inocência por volta dos 7/8 anos. Outros nunca se deixaram iludir. Vejamos duas das respostas:

“Nunca me fizeram acreditar que o Pai Natal existia.”
“Sei lá, para aí quando tinha uns 5 ou 6 anos, mas também nunca acreditei muito no Pai Natal, porque alguns familiares diziam que era o Pai Natal que trazia os presentes outros o Menino Jesus, daí ficar um pouco na dúvida.”

Se tivesses que dar um presente ao Pai Natal, o que lhe darias?
Curiosas, as respostas! Houve até quem respondesse que lhe oferecia uma viagem “só de ida”. Outro leitor oferecia-lhe “Uma caixinha de humildade... “ e, outro ainda, oferecia-lhe “Inteligência”. Estará, com isto a dizer que o pai natal é… Tadinho! Outras respostas:

“Pedia-lhe para ajudar os meninos e adultos a perceberem que a maior prenda de Natal é recebermos Jesus em nossas casas e na nossa vida.”
“Um avião. As renas já começam a ficar um pouco cotas para puxar o trenó.”
“Um bilhete para longe do Natal comercial que se vive todos os anos! (mas atenção só de ida)

O que mais te irrita no Natal?
O "espírito consumista" vence por larga maioria. É, de longe, o que mais irrita no Natal.

“A corrida ás compras. A azáfama das pessoas à procura dos presentes. O consumismo e o materialismo desmedido.”
"Começarmos a levar com publicidade ainda em Outubro... chegamos a Novembro e já não podemos ouvir falar em compras."
"As múltiplas versões que surgem para o explicar e também os múltiplos aproveitadores comerciais que de ano para ano se multiplicam!"
"As pessoas só se lembrarem de quem sofre, de quem, está só, de quem passa frio, de quem está doente, na época do Natal."
"O stress nas pessoas."

O que é que não pões no teu presépio? E na tua árvore de natal?
Quase todos dizem que o seu presépio é simples: Maria, José, o menino e os reis magos... “Apenas as figuras principais”. Portanto, nada de extravagâncias ou coisas que não têm a ver com o imaginário do natal. Mas há duas respostas curiosas, que aqui deixamos:

“O meu presépio e a minha árvore de natal são feitos pela minha mãe e não tenho qualquer influência na sua elaboração... porque não quero. Apenas exijo um presépio e nada mais.”
“A inveja, o ciúme e o orgulho.”

Convidas alguém que não tem família a celebrar com a tua a noite de Natal?
Poucos se quiseram comprometer com esta pergunta. E nem todos responderam. Uns disseram simplesmente um “Não”. Outros escreveram isto:

“Na área onde vivo felizmente não existem casos de pessoas que estão sozinhas, mas esta é sem dúvida uma boa questão, pois muitas vezes não temos essa iniciativa de convidar quem está só para se juntar a nós para ter companhia. Mas muitas vezes não precisamos de procurar fora alguém que esteja só, nas nossas famílias certamente que também existem casos desse e cabe a cada um de nós acolher o próximo da melhor forma.”
"Se conhecesse alguém nessa situação, porque não?!"
"Não, mas devia porque somos sempre poucos e gostava que a casa estivesse mais cheia!"
"Não. À uns anos tive essa vontade mas a minha família não achou bem. Tenho uma família muito grande e esta não é uma decisão que eu possa tomar de própria vontade. Preciso sempre de aprovação."
"Nunca o fiz, mas era bem capaz de o fazer..."
"Ainda, não pensei nisso."

CJovem

Sem comentários:

Enviar um comentário