sábado, 13 de fevereiro de 2010

Peregrinação Consolata 2010: Ouro sobre azul

Foi bonita a festa da 20ª Peregrinação da Consolata a Fátima, pá! E; a preparação remota e próxima, de parte de todos os que nela estivemos envolvidos, nos mais diversos grupos da Família Consolata, exigiu-nos bastante tempo e alguns sacrifícios; estamos todos algo cansados, mas valeu  a pena! Muito haverá a dizer sobre tudo o que ali aconteceu, neste sábado, 13 de Fevereiro. Começando por agradecer ao bom Deus e a Nsa .Sra de Fátima pelo belíssimo dia que nos ofereceu: um céu  incrivelmente azul, sem vento nem nuvens; apenas um pouco de frio, mas que ficou superado pelo calor humano das cerca de 7 a 8 mil pessoas reunidas e unidas para fazer a festa da Missão
Nos próximos dias vamos preparar e mostrar, com um pouco mais de tempo e tranquilidade, através de fotos, texto vídeo o que hoje todos testemunhamos. Até que não o fazemos (estamos cansados e é fim-de-semana de Carnaval!) vamos colocar já um cheirinho do que aconteceu neste dia. Para começar, postamos esta foto tirada no ofertório da missa que encerrou a 20ªperegrinação, na Igreja da Santíssima Trindade. Para acompanhar a foto vão os textos dos símbolos que ali foram ofertados. Estes resumem alguns dos motivos da peregrinação deste ano. E todos, sem excepção, falam de Missão.
Símbolo do Centenário das Irmãs - Senhor, oferecemos – Te este símbolo representativo do centenário das Irmãs da Consolata, a quem é dedicada esta Peregrinação.  - Às irmãs, dai-lhes a força e a coragem necessária para que continuem a anunciar o Evangelho pelo mundo, dedicando-se inteiramente à missão, abrindo o coração aos povos do mundo inteiro e tendo Maria, Mãe de Jesus, como inspiradora nas suas acções.

Balões - Os balões unidos são o sinal da união e da fraternidade entre os diferentes povos. As várias cores representam cada um dos continentes e todos os rostos escondidos por detrás destes. A missão tem chegado cada vez mais a um maior número de pessoas e de dia para dia, os missionários têm conseguido reconquistar muitas vidas perdidas na solidão dos tempos. - Abençoa, Senhor, a alma missionária que habita em cada um de nós e que nos dá a coragem para anunciar o Evangelho.

Saco de Cimento - Com este saco de cimento queremos pedir-te, Senhor, a tua ajuda e a tua bênção para o Projecto de Construção da Escola de Empada, na Guiné-Bissau, para que um maior número de crianças possa conhecer melhor o mundo em que vive e possa conhecer-Te. Ajudai, Senhor, e dai força a todas as pessoas que ingressaram neste Projecto para que o consigam tornar realidade. Pedimos-te, Senhor, a solidariedade necessária para concretiza-lo.

Panela Vazia - Senhor, é cada vez mais real a pobreza nos nossos dias. Cada vez mais surgem pessoas cujas necessidades básicas não são satisfeitas. Esta panela vazia representa todos aqueles que nada têm, representa o sofrimento diário em busca de alimento e da consolação de que todos precisamos. Dai força aos missionários para que consigam combater a fome das várias famílias e para que sejam o motor de união entre os povos.
Ajuda a valorizar o “pão nosso de cada dia” e que, neste ano, em que somos convidados a reflectir sobre a pobreza e a exclusão social consigamos agradecer aquilo que nos é dado.
-» (faz clic sobre a foto para ampliar)
CJovem

Sem comentários:

Enviar um comentário