domingo, 21 de março de 2010

Brancos e negros

Hoje, 21 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. O  CJovem quis deixar aqui uma pequena reflexão...um pequeno contributo acerca este tema que, infelizmente, é tão actual.
Brancos e negros 

Convidaram um maestro africano, eminente pianista, para dar um concerto durante as festas da cidade.
Ele soube que, havia pouco tempo, tinha havido nessa terra um conflito relacionado com a convivência entre brancos e negros. Decidiu, por isso, dar uma pequena lição que fosse entendida por todos. 
Ficaram todos muito surpreendidos quando, no início do concerto, começaram a ouvir notas dissonantes. Era uma música desagradável.
Acabou essa peça e todos olharam uns para os outros. Ninguém ousou aplaudir.
Começou uma segunda peça. De novo também a melodia feria os ouvidos.
Quando todos estavam para se ir embora, de repente começou a tocar uma peça maravilhosa. Todos se sentaram e, no final, aplaudiram de pé.
O maestro levantou-se e disse:
- Reparai que, no piano, há teclas brancas e teclas pretas. Se toco apenas as brancas ou apenas as pretas, como fiz no início, o resultado é horrível. Mas se as toco todas juntas, a música é maravilhosa. O mesmo acontecerá se nos unirmos, negros e brancos.

Texto retirado do livro "Boas Noites" de Pedrosa Ferreira

Nota: Em 1966 o dia 21 de Março é proclamado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, pela Organização das Nações Unidas, após o massacre de Sharpsville na África do Sul, no dia 21 de Março de 1960.

Sem comentários:

Enviar um comentário