quinta-feira, 4 de março de 2010

Petição contra a pobreza: Já assinaste?

Várias personalidades nacionais assinaram a petição contra a pobreza integrada na campanha «ACABAR COM A POBREZA JÁ!».
"Esta iniciativa acontece nos 44 países que constituem a rede Cáritas na Europa. Na petição apela-se ao fim da pobreza infantil na Europa, propõe-se a abrangência universal dos sistemas de protecção social, o acesso efectivo a serviços sociais e de saúde, e que se criem condições para que todas e todos possam ter um trabalho digno.
O objectivo passa por alcançar um milhão de assinaturas, nos vários países da União Europeia, porque ao abrigo do novo Tratado de Lisboa, um milhão de cidadãos, de um número significativo de países, podem solicitar à Comissão Europeia que apresente iniciativas nas áreas de competência da UE."
Estas frases foram tiradas de um artigo publicado na Agência Ecclesia (e que podes continuar a ler AQUI) e têm como objectivo dar conta de uma recolha de assinaturas que irá decorrer durante todo o ano de 2010 com vista a sensibilizar a UE ao desafio de "acabar com a pobreza JÁ".
O CJovem não quis passar ao lado desta campanha de angariação de assinaturas e deixa aqui o link para que, também tu possas contribuir.
Vai a acabar com a pobreza já e marca a tua posição!
CJovem

1 comentário:

  1. É importante o objectivo desta iniciativa: não se trata de pedir fundos para acabar com a pobreza, isso resolve muito pouco, ou apenas no curto prazo.

    É importante ter em conta que a pobreza é um fenómeno social e não natural. Ser social significa que é criado pela sociedade e é a estrutura da sociedade que cria a pobreza e as desigualdades no geral. Assim, a resposta à pobreza deve também ser social e atacar as estruturas e instituições sociais criadoras de desigualdades. Trata-se de um olhar global e social em contraposição a um olhar centrado no indivíduo como culpado ou responsável pela luta contra a pobreza.

    ResponderEliminar