domingo, 25 de abril de 2010

O (Bom) Pastor e os pastores

Hoje é dia de oração pelas vocações de especial consagração. Como há dois mil anos, Jesus busca pastores para o seu povo. Todos sabemos que a diminuição do número de sacerdotes é uma das grandes preocupações da Igreja Católica: no último quarto de século, perante uma população mundial que passou de 4,2 mil milhões para cerca de 7 mil milhões de pessoas, os padres passaram de 421 mil para 406 mil: uma redução estatística de 3,5%, ainda mais drástica quando confrontada com a explosão demográfica. (...) 
É este certamente o melhor testemunho para o nosso mundo: a santidade, o ardor apostólico e a plena doação dos sacerdotes e demais consagrados a uma causa como esta. Infelizmente, nem sempre os ministros da Igreja pautaram as suas vidas pela vida do seu Bom Pastor. As notícias destes últimos tempos vêm confirmar que os maus exemplos falam por vezes mais alto do que a vida digna e dedicada da maioria. Que o Bom Pastor conceda à sua Igreja pastores santos e dedicados que continuem no mundo a sua obra de bem-fazer.

Continua a ler o comentário do P. Darci Vilarinho* às leituras deste domingo, 4º da Páscoa, numa perspectiva missionária. AQUI 
*P.Darci é Missionário da Consolata, da comunidade de Palmeira, Braga. Faz, semanalmente, o comentário litúrgico às leituras de domingo, em consolata.pt.
Imagem: Pachi em www.diocesismalaga.es

Sem comentários:

Enviar um comentário