quarta-feira, 21 de abril de 2010

Jovens crismandos de Santiago de Litém fazem retiro na Consolata de Fátima

No passado dia 17 de Abril, os Crismandos de Santiago de Litém, Pombal, estiveram na Consolata (Fátima) num retiro.
Fomos muito bem acolhidos pelo Padre Albino que, depois da apresentação de todos, começou por nos falar da Consolata e dos seus Missionários.
O tema era "És dom de Deus. Descobre-te dom para o irmão". Depois da oração inicial, e de uma primeira reflexão sobre os dons do Espírito Santo,  fomos à Capela do Centro Missionário Allamano, onde estivemos a fazer uma reflexão de olhos vendados, olhando para o nosso interior.
Posteriormente, voltámos à sala, para fazer uns trabalhos de grupo a partir do texto da bem-aventuranças, onde se abordaram diversos temas que nos desafiaram a dar respostas concretas a partir do dom que recebemos de Deus. Entre as situações analisadas estavam a exclusão social, prostituição e a toxicodependência.
Depois dos trabalhos de grupo fomos almoçar ao Seminário, onde também fomos muito bem recebidos.
Tal como o Padre Albino disse: “Ir a Fátima e não ir visitar o Santuário é como ir a Roma e não ver o Papa”. Por isso, depois do almoço, fomos até ao Santuário e por lá rezámos perto da Capelinha. Aos pés de Maria fizemos a consagração de todos os crismandos.
Ainda houve tempo para visitar o Museu de Arte Sacra e Etnologia, da Consolata, onde o Padre Albino explicou-nos tudo, deu para ver diversas culturas, figuras feitas de diversos materiais, foi muito interessante. Foi um percurso pela História da Salvação, na arte e no mundo da Missão.
O padre Albino convidou o seminarista da Consolata João Baptista, brasileiro, actualmente a fazer estágio pastoral no Cacém, para nos acompanhar no retiro, e ele contou-nos a sua história e até dançou e ensinou-nos a dançar o samba.
Depois, voltámos à Capela da Consolata, onde houve Eucaristia.
Por fim voltámos para casa mais “ricos” de espírito e com a opinião geral que foi um dia bem passado e em que aprendemos muito.
Agradecemos a todos que estiveram connosco e que tornaram possível este dia.
Continuem com o vosso óptimo trabalho.
Saudações dos Catequistas e Crismandos de Santiago de Litém.
Lídia Gameiro (blogue)

Sem comentários:

Enviar um comentário