segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa Jovem Missionária em Loriga desafia jovens a construir pontes

Páscoa, ponte, passagem… Páscoa é movimento, passagem da morte para a Vida.
Treze jovens responderam ao desafio de serem construtores de pontes. Fizeram a caminhada quaresmal, inscreveram-se e aventuraram-se na Páscoa Jovem Missionária 2010, realizada na bonita vila de Loriga (Seia), situada num imenso vale,  nas entranhas do maciço central da Serra da Estrela.

O grupo dos pascoalinos era composto por três membros dos Jovens Missionários da Consolata (JMC) de Águas Santas; dois do JMC de Fátima, três jovens da paróquia de Mem Martins e três da comunidade do Zambujal, paróquia da Buraca. A estes juntaram-se dois jovens da localidade acolhedora: Loriga. Da Família Consolata, como animadores da Páscoa Jovem, estavam dois sacerdotes, uma Irmã, dois seminaristas e três leigas. Entre pascoalinos e equipa animadora totalizavam 21 pessoas.

O tema que servia de chave de leitura e de reflexão para a PjM deste ano era aliciante: construir pontes. Porque - rezava o texto do convite -   “Cristo é uma ponte que une Deus aos homens e os homens a Deus”. E, cada um “deve construir pontes e ser ponte".

Com estes sentimentos, a 31 de Março, chegaram a Loriga para uma experiência que se esperava fecunda e intensa. E a Semana Santa é o ‘caldo de cultivo’ litúrgico e pastoral ideal para esse tipo de experiências espirituais.

Hospedados nas instalações da Escola que os locais amavelmente puseram à disposição para este evento, com a igreja paroquial a poucas centenas de metros, estava tudo pronto para o mergulho na PjM2010. Logo no dia da chegada, à noite, foram apresentados à comunidade local, durante a missa presidida pelo pároco, Pe. João Barroso, que deu todo o apoio à realização da PjM em Loriga e dirigiu as primeiras palavras de boas-vindas aos pascoalinos e equipa.  Na impossibilidade do filho da terra - o missionário da Consolata, Pe. Jorge Amaro - estar presente neste evento em que tanto se empenhou, o Pe. Albino Brás apresentou os visitantes à comunidade e explicou os principais motivos da presença do grupo ali, assim como o sentido da Páscoa Jovem Missionária.

Na quinta-feira, e já entrando no Tríduo Pascal, seguiu-se o ritmo das celebrações que marcam este tempo litúrgico forte. Neste sentido, tendo os jovens recebido todas as instruções necessárias: a ‘licença de construção’, a organização das equipas – engenheiros, pedreiros, ferreiros, soldadores - e todos materiais (capacete, colete reflector, lápis, metro, …) necessários para se lançarem à tarefa da “construção das pontes”, a Páscoa Jovem seguiu um ritmo intenso numa metodologia de reflexão individual e comunitária, dinâmicas, preparação e participação nas celebrações e procissões próprias da Semana Santa, atendendo às tradições da comunidade local. Tudo com muito espírito de partilha, de participação e de comunhão. Dias vividos de uma maneira tão densa e intensa que o domingo de Páscoa rapidamente se fez ver. O Pe, Maurício, que presidiu à  Eucaristia final, agradeceu à comunidade paroquial de Loriga pelo bom acolhimento e ajuda que deu: dois pascoalinos deixaram também uma mensagem final, com agradecimentos à comunidade e a promessa de voltarem. Terminava a Páscoa Jovem Missionária 2010. Cristo Ressuscitou. Aleluia! Aleluia!

Tendo em conta a avaliação feita com os pascoalinos pouco antes da partida, estes dias deixaram marcas que prometem durar. No Convívio Juvenil Missionário do próximo fim-de-semana, na manhã de domingo, dedicada à PjM’2010, os pascoalinos vão partilhar “a melhor Páscoa Jovem Missionária de sempre!” (dizem eles!) com os outros jovens que se inscreverem para este Convívio. O convite está lançado. Quem for, verá!


 
Albino Brás

5 comentários:

  1. Boa Páscoa para todos os Pascoalinos e equipa animadora!Loriga sem dúvida um local mto bonito pelas fotos que vi.
    Um gd abç Tiago Loureiro

    ResponderEliminar
  2. Cade os construtores de pontes?
    Ficou muito bem feito e muito fixe o video.
    Nos encontraremos todos no convivio a Fatima.

    O nosso Deus è o Deus do possivel e do impossivel.
    aleluia Vivva a ressurreiçao e o ressucitado.
    e viva a todos os pascolinos de 2010.

    ResponderEliminar
  3. A "melhor Páscoa Jovem Missionária de sempre"?!! :D de certeza que há muita, muita gente que discorda disso, aliás, a melhor de sempre foi no Peral, em '95, lol
    quero ver no CJM se realmente esta foi melhor ou não ;)
    beijinhos aos pascoalinos e muita alegria para todos, porque Jesus Ressuscitou, Aleluia, aleluia

    ResponderEliminar
  4. Esta aqui um dos construtores de pontes, foi um expectaculo esta páscoa para mim, adorei voltaria a repetir mas desta vez sem duvidas para a fazer.....:-)

    Viva à Páscoa 2010
    Construtor de ponte
    Tiago Sá

    ResponderEliminar
  5. Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos

    ResponderEliminar