segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a cada 31 de Maio (deste 1988) o Dia Mundial sem Tabaco. Uma iniciativa que visa recordar-nos a todos dos malefícios que o tabaco pode provocar.
Este ano o público alvo são as mulheres.
Segundo a OMS, estas são as destinatárias das campanhas publicitárias das tabaqueiras pois estudos revelam que, em todo o mundo, 20% das mulheres são fumadoras [aqui]. Um número que tem tendência para aumentar e que implica problemas mais graves, tendo em conta que, através da gravidez, podem transmitir doenças ou mal-formações aos fetos.

Esta consciencialização começa, segundo a OMS, pelos adolescentes e jovens, pois é, normalmente, nesta faixa etária  que o consumo começa. Numa procura por status e reconhecimento social, o fumo é experimentado de uma forma irregular ao início e rapidamente passa para um consumo regular e viciado (por culpa da nicotina).
Para melhor divulgar esta iniciativa a OMS disponibiliza materiais de campanha no seu sítio [OMS].
Ajudem a divulgar os malefícios do tabaco!
curiosidade:
Um estudo recente levado a cabo por Mark Weiser revela que o quociente de inteligência (QI) está directamente ligado ao consumo do tabaco. Realizado num universo de 20 mil indivíduos, o estudo provou que quanto mais baixo for o QI, maior é o consumo diário de cigarros. Apesar de ser dado adquirido que o tabaco provoca a morte de células cerebrais, não ficou provado que este reduza o QI do fumador.
Para saber mais: En | Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário