terça-feira, 25 de maio de 2010

Mealhada vai ter loja social para pessoas carenciadas

A Mealhada vai ter uma loja social para abastecimento de pessoas carenciadas. O estabelecimento, que deverá abrir em breve na cidade, vai funcionar com artigos doados por particulares e entidades do concelho.

Com uma área total de cerca de 400 metros quadrados, que abrange a zona de atendimento ao público e de armazém, a loja social fica situada no centro da cidade e os clientes serão referenciados por instituições do concelho.

Para facilitar a “angariação” dos donativos, a Câmara Municipal da Mealhada está a criar uma rede de pontos de entrega nas oito freguesias do concelho, que funcionará em coordenação com as instituições. “Podem ser entregues todos os bens, com excepção dos perecíveis”, afirmou o vereador Júlio Penetra, responsável pelo pelouro de Acção Social, que espera ter a loja a funcionar “ainda antes do Verão”.

Os artigos serão cedidos gratuitamente aos “clientes” da loja e vão desde electrodomésticos e mobílias a vestuário e calçado.

Os utentes da loja social serão referenciados pelas instituições, que “avaliarão as carências e condições efectivas do agregado familiar”, processo que determinará se a pessoa em causa ficará inscrita como cliente. “Teremos algumas regras de controlo de todos os bens que entram e saem, para não haver dúvidas quanto ao seu destino”, frisou o autarca.

Júlio Penetra especificou que será “avaliado no concreto se a necessidade invocada tem ou não fundamento, através de visitas ao domicílio” dos beneficiários.

Segundo o vereador, neste momento, serão cerca de 50 as pessoas/famílias que têm recorrido às ajudas sociais promovidas pela autarquia, que desde há muito recebe oferta de bens, através do gabinete de Acção Social.

Artigo da Agência Lusa. Publicado in Público

Sem comentários:

Enviar um comentário