segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bento XVI: "... a alegria de deslocar-me a Portugal"


Bento XVI referiu-se este Domingo à “alegria” que sente por causa da sua próxima viagem a Portugal, num encontro com peregrinos de todo o mundo, no Vaticano.
“Caros amigos, no coração deste mês mariano, terei a alegria de deslocar-me nos próximos dias a Portugal, visitando a capital Lisboa e o Porto, segunda cidade do país”, disse em italiano, na saudação inicial da oração do “Regina Coeli”.
O Papa dedicou uma atenção especial a Fátima, “meta principal” da viagem, que ocorre na celebração do 10.º aniversário de beatificação de Francisco e Jacinta, dois dos três pastorinhos.
Bento XVI lembrou que esta é a primeira vez que se desloca à Cova da Iria desde a sua eleição como Papa, em Abril de 2005, sublinhando que o Santuário português era “muito querido ao venerável João Paulo II”.
“Convido todos a acompanhar-me nesta peregrinação, participando activamente com a oração: com um só coração e uma só alma invoquemos a intercessão da Virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo”, pediu.
A visita foi também recordada nas saudações aos peregrinos de língua inglesa e alemã.
“Peço as vossas orações pelo sucesso desta jornada, assegurando-vos as minhas orações a Nossa Senhora de Fátima por todo o povo de Deus”, disse o Papa, em inglês.
Este foi o último encontro com peregrinos no Vaticano antes da visita a Portugal.
Já na anterior audiência pública semanal, Bento XVI enviara uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.
“A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português.
Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000 - além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

Sem comentários:

Enviar um comentário