sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ainda há profetas?

Não sei se será impressão minha, mas, nos tempos que correm, ao excesso de informação parece corresponder um défice de participação. Parece irónico, mas é assim. Há algo que nos tolhe os movimentos, que nos amortece o ânimo, que nos leva a 'aceitar', na sociedade, quase tudo sem nada explicar e sem nada exigir. E é por ter esta sensação que vibrei com um vídeo que um dos muitos amigos que tenho no Brasil, país onde estive em Missão, me mandou. Na terra do samba e do futebol preparam-se para ir a votos (3 de Outubro); uma votação que não é apenas para eleger presidente (que substituirá o actual, Lula) mas também para deputados estaduais e federais, governadores, senadores, etc.
Aqui no CJovem, a propósito das eleições lusas de 2009, já trouxemos à baila uma reflexão sobre "Fé e Política". Um tema que costuma exaltar os ânimos entre os próprios católicos. O texto "O Analfabeto político" pode ser visto AQUI.
O vídeo que me enviaram do Brasil é sobre uma conhecida deputada carioca, Cidinha Campos, que não tem medo de enfrentar os poderosos, sobretudo se estão metidos no mundo do crime até ao pescoço e usam a politica como trampolim para amplificar a corrupção e a criminalidade que já exerciam antes. Na Bíblia os profetas denunciavam e anunciavam, sem medo. Hoje parece mais difícil ou, simplesmente, talvez falte frontalidade e coragem. Mas... ainda há profetas? Se há, quem são e onde os podemos encontrar?
Vale a pena ver o VÍDEO.

Nt: Como sugestão de um cântico para uma possível oração sobre esta temática, proponho o "Tenho que gritar", que pode ser encontrado (com acordes) aqui do Fórum deste blog, CJovem (LINK).

Albino Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário