segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"É muito cedo para dizer se a guerra ao tráfico foi vencida"

O hastear da bandeira brasileira e do estado do Rio de Janeiro ontem no complexo do alemão foi um marco que muitos vão recordar. Foram 30 longos anos em que o estado não entrava na região.

A chegada dos policiais e dos militares até ao ponto mais alto da favela, foi significativo, mas também muito para "inglês ver". Na verdade, o que está em questão é a imagem que a cidade do Rio de Janeiro transmite para fora. Ninguém esquece que em poucos anos dois eventos marcarão a vida brasileira: o Mundial de Futebol em 2014 (onde a final será no mítico Maracanã) e os Jogos Olímpicos de 2016 que acontecerão exactamente na cidade do Rio de Janeiro.

Estas circunstâncias e o "timing" (após as eleições presidenciais e estaduais) fazem com que alguns duvidem de que foi realmente o "tráfico" a iniciar esta "guerra". É importante ressaltar a operação como foi realizada, num terreno nada fácil, mas em que os policiais e militares obtiveram um estrondoso sucesso.

Alguns dizem que ainda é muito cedo para dizer se a guerra ao tráfico foi vencida, mas é certa que a batalha foi vencida. O tráfico teve um sério desfalque, seja de homens, de drogas e de armamento.

Agora resta saber: será o estado capaz de ocupar o lugar dos traficantes? Muitos observaram que pela primeira vez a população ajudou os policiais e militares, pois, muita da população que foi abandonada pelo estado, contava com o "apoio" dos traficantes, que davam "benesses" à população. Porém, desta vez a ajuda da população ao poder público foi fundamental para o sucesso da operação.

Agora resta esperar que a cidade maravilhosa se torne, de verdade, isso mesmo.

Patrick Silva (Missionário da Consolata a trabalhar no Brasil)
SABER MAIS: RTPonline

Sem comentários:

Enviar um comentário