segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ó tia dá o bolinho?

O Dia-de-Todos-os-Santos nasceu para celebrar todos os Santos que, ao longo do ano, não foram mencionados nas nossas preces. Assim todos teríamos a certeza que nenhum santo, conhecido ou não, não ficaria sem ser recordado.

Nesta data, surgiu também o costume de pedir o "Pão por Deus", um gesto que pretendia recolher "o pão" para dar aos menos afortunados. Em troca deste precioso alimento, os generosos dadores eram recompensados com uma quadra alusiva:

Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus


Num outro registo... ou talvez não (ver SABER MAIS):
Ó tia dá o bolinho!
É a frase que melhor nos faz recordar aquelas tardes em que as crianças percorriam as ruas a pedir o bolinho (resquício do Pão por Deus) a quem,generosamente, lhes abrisse a porta.
Hoje, poucas são as localidades que ainda cumprem essa tradição.

Fátima ainda cumpre essa tradição. Contam-se às centenas as crianças (e não só) que percorrem as casas a pedir "religiosamente" à tia que lhes dê o bolinho. Infelizmente, o bolinho foi trocado por uma moeda e o destino não deve ser os mais famintos mas... fica o bonito da tradição.

E vocês, que recordações têm do "dia do bolinho"?

CJovem
SABER MAIS: Wiki | PortugalVivo

2 comentários:

  1. Infelizmente por cá, como pela, talvez, maioria dos lados, reina a tradição importada da América...
    valores de um povo que se vão perdendo.

    ResponderEliminar
  2. Conheço a tradição que se cumpre em Alqueidão de Ourem religiosamente todos os anos,e é uma alegria a criançada adora!! Vamos ver se, em acabando o feriado a 01/11 como vai ser com esta tradição . . .

    ResponderEliminar