quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O presépio somos nós

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro destes gestos que em igual medida
a esperança e a sombra revestem
Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo
Dentro do riso e da hesitação
Dentro do dom e da demora
Dentro do redemoinho e da prece
Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro de cada idade e estação
Dentro de cada encontro e de cada perda
Dentro do que cresce e do que se derruba
Dentro da pedra e do voo
Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo
Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro da alegria e da nudez do tempo
Dentro do calor da casa e do relento imprevisto
Dentro do declive e da planura
Dentro da lâmpada e do grito
Dentro da sede e da fonte
Dentro do agora e dentro do eterno

José Tolentino Mendonça

2 comentários:

  1. Aquele velhinho sempre povoou os meus sonhos!
    Ao acordar, eu olhava e não o via...
    O saco de brinquedos era minha adoração!
    Ao acordar, eu procurava e não o encontrava.
    O sapato, na janela, continuava vazio...
    Em cada aniversário dele, eu sonhava e buscava.
    E os sinos repicando na torre da Igreja
    Blém - blom...blém-blom... blém-blom
    Pareciam me dizer: desilusão...desilusão...desilusão...
    O tempo foi passando, a dor eu acalentando,
    Até que entendi que o brinquedo era simbólico
    Que o velhinho não existia
    Que aquele, era o dia da Salvação!
    Que Maria deu seu filho Jesus
    para a nossa Redenção!
    Com alegria percebi
    que os sinos mudaram o som
    que em mim agora ecoava
    a palavra coração...coração...coração...
    E o espírito do Natal, eu comecei a viver!


    Feliz Natal!
    Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!

    Um Ano Novo cheio de paz!
    Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno,
    da solidariedade, da compreensão.

    ResponderEliminar
  2. Vim pra ficar na tua casa

    Eu vim ao mundo, numa noite fria e eis que nasci em uma pobre manjedoura pois não havia lugar para mim na hospedaria.
    Mesmo diante das circunstâncias que o mundo me ofereceu, recebi um profundo amor de Maria e José meus pais, que antes d meu nascimento prepararam tudo para a minha chegada.

    O tempo foi passando e eu fui crescendo em sabedoria e humildade, e fiz a minha opção em buscar as coisas do Pai.

    Em virtude desta minha escolha vieram muitas coisas boas, realizei curas, milagres, prodígios, com isso muitas pessoas mudaram de vida, se converteram, passaram a crer em Deus e suas vidas se modificaram. Mas ao aceitar os planos do Criador em minha história, apareceram as dificuldades, tribulações e sofrimentos que me levaram a morte de Cruz.

    Apesar de tudo o que passei; se fosse necessário faria tudo novamente, pois o Pai jamais me abandonou, e me ensinou que o significado do amor está em dar a vida por amor ao próximo, e é perdendo que se ganha a eternidade.

    E esta é minha história que se comemora a todo ano, recordando o menino que veio salvar o que estava perdido, e você pode se tomar um Salvador de Almas, acolhendo a estas palavras e deixando que eu entre em seu coração “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo“Ap 3,20. “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens” Lc 5,10.

    ‘Um Santo Natal e que Jesus e Maria abençoe você e sua família...

    E venha um Ano Novo cheio de paz...

    ResponderEliminar