segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um testemunho de felicidade...

Os testemunhos de missionários são talvez os momentos mais enriquecedores da vida do JMC Centro. No passado sábado, recebemos uma visita muito especial, do Missionário da Consolata pe. João Nascimento que nos veio falar um pouco da sua experiência missionária em Moçambique.

Começou por nos mostrar algumas lindas imagens das paisagens moçambicanas (que a maioria de nós desconhecia) e as pessoas acolhedoras que lá vivem. Mas talvez a lição maior foi a de uma vida entregue à missão – “compreendi que daquela forma (sendo missionário) podia ser feliz”- disse. Contou sumariamente a sua experiencia, destacando o trabalho com crianças e jovens, e também uma estadia que teve com toxicodependentes durante cerca de um ano. Experiencias que segundo o próprio foram muito enriquecedoras e com as quais aprendeu muito. Pois as crianças são muito autênticas e sinceras, e com os toxicodependentes, apesar das dificuldades, conseguiu implementar no centro de reabilitação algumas mudanças que o aproximaram um pouco mais de um ambiente familiar propício à confiança e ao bem-estar, fosse incentivando os toxicodependentes a escrever um diário ou cativando-os através da música.

Compreendemos assim o poder que a música e a poesia podem ter para as pessoas, também na missão, fosse com crianças, com jovens ou com toxicodependentes, a música consegue criar uma envolvência diferente que, por exemplo, com os toxicodependentes, lhes podia dar uma pequena noção de família, da família que eles nunca tinham tido realmente.

 A missão é feita de trabalho e momentos felizes mas, também, de momentos tristes e difíceis que, apesar de tudo, também nos enriquecem e ensinam. Foi essa também a lição dada pela história de alguns dos momentos difíceis por que passou.
Após as perguntas que alguns elementos do grupo fizeram, também o pe. João Nascimento nos fez algumas perguntas sobre aquilo que os jovens são e o que é importante para nós.

Foi um testemunho muito enriquecedor e animado pelas lindas canções tocadas e cantadas pelo pe. João Nascimento. Seguiu-se um breve momento de oração, ao som de mais uma canção, e como de costume, não podíamos ficar sem o tradicional chá!
Por fim, resta-nos agradecer ao Pe. João Nascimento a sua presença que, sem dúvida nos ajudou a compreender um pouco melhor o espírito missionário e nos ajudará a continuar a desbravar caminhos do nosso percurso pessoal, com vista a sermos, também nós, melhores pessoas, melhores cristãos e, verdadeiros missionários.

Liliana Silva e Tiago Santos - JMC Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário