sexta-feira, 1 de abril de 2011

Oferta de Emprego!!!

PARA UMA GERAÇÃO À RASCA
É verdade que Portugal está saturado de licenciados e doutorados sem emprego, tenho um sobrinho já doutorado em Arqueologia com apenas 27 anos que teve que emigrar pois aqui não há trabalho.

Por outro lado, apesar de parecer hoje politica e culturalmente incorrecto apetece-me repetir a frase de Jesus dita há dois mil anos mas válida para todas as gerações, portanto também para a geração à rasca: a Messe é grande e os trabalhadores são poucos (LUCAS 10, 2

Se a Missão e o Reino de Deus precisam de mão-de-obra especializada e esta parece abundar, porque é que continuam a ser poucos os que optam por esta actividade? É Deus que não chama ou o pessoal não se dá por aludido e fazem os ouvidos surdos porque têm outros interesses?

Jesus saiu diversas vezes a recrutar mais trabalhadores para a sua vinha entre os que estavam na praça à rasca por um emprego; estava tão desesperado por conseguir gente que se obrigou a pagar o mesmo àqueles que trabalhassem nem que fosse uma hora (MATEUS 20, 1-16)

O trabalho missionário de levar o evangelho a toda a criatura tem as suas vantagens:

• Oferece-te um emprego “full time” sem a precariedade dos contratos a prazo. Talvez seja por natureza um trabalho de colarinho branco pelo que a licenciatura de Bolonha é insuficiente mas que é melhor executado com o colarinho azul e mangas arregaçadas.

• Não é um trabalho “sem remuneração” pois o evangelho garante que se buscares primeiro o Reino do Céu e a sua justiça tudo o mais te será dado por acréscimo (Cf. MATEUS 6,33), e nem o “carro” tens que “pagar”.

• Finalmente podes deixar a “casinha dos pais” pois quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna. (MARCOS 10,29-30).

Por outro lado quem ama o pai e a mãe mais do que a mim não é digno de mim (MATEUS 10, 37).

• Não tens que continuar a adiar “filhos marido ou mulher” podes trocar a paternidade biológica pela paternidade espiritual; Madre Teresa de Calcutá não teve filhos e ninguém lhe negaria o título de madre. (MATEUS 19, 12).

E em vez de marido ou mulher, podes irmanar-te com todos os homens e todas as mulheres e a criação em geral como São Francisco de Assis.

Os que se têm por sábios neste mundo podem considerar-te uma “parva” ou um parvo mas Deus escolheu os que são parvos e os fracos aos olhos do mundo para confundir os sábios e os fortes (Cf. LUCAS 10,21 e 1ª CORÍNTIOS 1,27)

• Sim e para ser “escravo” é mesmo preciso estudar; entendo, respeito e comparto o sentido profundo e o contexto social de donde surge esta frase de protesta perfeitamente legitima. Com o risco a sair fora do contexto, atrevo-me a dizer que não houve no mundo pessoa mais “qualificada” que Cristo e no entanto Ele entendeu a sua vida como serviço:

“Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus:
Ele, que é de condição divina, (…) esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de escravo (…) rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. (FILIPENSES 2, 5-8)

CRISTO OFERECE-TE UM EMPREGO NA SUA MESSE
 
P. Jorge Amaro, IMC

Sem comentários:

Enviar um comentário