segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pàscoa Jovem Missionária 2011 é notícia

Há quem estranhe que o CJovem tenha dado poucas noticias sobre como foi decorrendo a PJM2011. Explicação: estávamos todos "de cabeça" na realização a mesma PJM2011.

Menos mal que temos outros meios na Familia Consolata que deram bem conta do recado. O site fatimamissionaria.pt - presença online da Revista com o mesmo nome, publicação dos Missionários da Consolata em Portugal -, enviou jornalistas aos locais onde se realizaram este ano as três Páscoas Jovens Missionárias 2011, que decorreram entre 20 e 24 de Abril em Alvaiázere, São Paio de Vizela e São Marcos.


Há noticias especialmente relativas aos primeiros dias da PJM. A começar pelo dia da partida. Já no decorrer da mesma, podemos ali encontrar testemunhos, como o do Ricardo Pinheiro, 17 anos, de Alvaiázere, para quem esta Páscoa foi "fora do que é habitual" e, agradecido, desabafa: «aprendi a partilhar mais com os outros; não nos cingirmos às coisas materiais, no fundo o mais importante é o espiritual». Já a  Liliana, que vai na sua segunda participação numa PJM, desafiada à comparação, conclui: "...podemos compreender coisas que não apreendemos da primeira vez".

A Carolina Correia, 17 anos, animadora de um grupo de jovens em Monte Abraão e pascoalina na PJM de São Marcos, não hesitou em afirmar que "não trocava" a experiência que estava viver "por nada deste mundo".
De destacar também duas noticias sobre novidades que foram acrescentados ao conceito tradicional da Páscoa Jovem Missionaria, e aplicados à PJM de Alvaiázere: A "Missão em Movimento", uma mesa redonda com os missionários que faziam parte da equipa organizadora: Pe Albino, Ir. Lúcia, Diácono João Batista e a Leiga missionária Sandra Moreira, todos Missionários da Consolata. Depois da Missa da Ceia do Senhor e da Adoração, num evento com a participação da comunidade, o objectivo era "testemunhar o pão do Cristo partido e repartido e o evangelho do serviço na Missão concreta". Tanto este evento como a Tertúlia Jovem, realizado a Sexta-Feira Santa, que desafiava a debater sobre a "Cruz na vida da Geração à Rasca", foram animados pelo Tiago Santos, do JMC. 

A Ceia Hebraica, encenada nas três Páscoas aparece noticiada na PJM de São Marcos.
Outras noticias dão conta das celebrações litúrgicas da Semana Santa quando, por exemplo, na quinta Feira Santa se  desafiava a comunidade de Alvaiázere a colocar, como fez Jesus no Lava-Pés, "o avental à cintura" e a fazer "do pão partido da Eucaristia pão repartido para a vida do mundo". 

Da Páscoa de São Paio de Vizela temos esta noticia que nos apresenta uma foto de grupo, com a equipa animadora e os pascoalinos.  

Na Páscoa Jovem de São Marcos, o Zé Brás, jovem da comunidade católica do Zambujal e membro da equipa organizadora, fazia esta provocação aos pascoalinos, a partir do tema de reflexão da Sexta-Feira Santa: “Como é que tu queres pertencer a um grupo que tem como chefe alguém que foi colocado no meio dos piores, condenado como um criminoso?”. Na mesma PJM, o P. Maurício, que presidia à celebração da Paixão e Morte de Jesus, advertia o povo: “o mesmo Cristo que há dois mil anos foi crucificado continua a ser crucificado hoje”.

Também na Sexta-Feira Santa, mas em Alvaiázere, o diácono João Batista questionava: "Muitas vezes não só temos cruzes, como colocamos cruzes nos outros."

Vale ainda uma referência à visita surpresa que os Leigos Missionários da Consolata do Sul fizeram aos pascoalinos da PJM de Alvaiázere, numa chuvosa tarde de Sexta-Feira Santa, e pela mensagem que lhes deixaram.  

Albino Brás

1 comentário:

  1. Uma noticia sobre a Tertúlia "A Cruz e a Ressurreição da Geração à Rasca".
    Saiu na Revista Impressa de Maio. E agora, também, no site: http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=19154&sec=6

    ResponderEliminar