sexta-feira, 22 de abril de 2011

PjM2011: Quinta-feira Santa

Na Quinta Feira Santa meditamos sobre o "Pão que Salva vidas". "Partir-se e repartir-se" são as duas acções necessárias para compreender e viver como verdadeiros cristãos. Apreendemos a fazer pão com uma receita fabulosa que nos ajudou a aprofundar o porque é pão o alimento essencial para todo cristão.

A farinha de trigo representa o fruto da terra e as canseiras da humanidade. Ela servirá para se tornar o pão da vida que alimenta o caminhar dos homens.

O fermento serve para fazer crescer a massa e tem a mesma função da fé: fazer crescer a vontade de viver e de dar a vida ao mundo.

O sal tem como função dar gosto e sabor, tal como o verdadeiro amor daqueles que se apaixonam pela Missão e pelo anúncio da Boa Nova.

A Água é o sinal da vida e é o ingrediente necessário para unir num só corpo a farinha que alimenta , o fermento que multiplica e o sal que tempera o coração daqueles que vivem do Senhor.


 Na parte da tarde deslocámo-nos até à Paróquia de São Marcos para recriarmos em jeito de "teatro" a típica Páscoa judaica onde ficamos a perceber as verdadeiras origens da Páscoa cristã que vivemos actualmente e também alguns dos seus rituais específicos. Nesta encenação foi  também integrada a comunidade paroquial. A cerimónia do "lava-pés" e a adoração ao Santíssimo sacramento deram início ao silêncio profundo para começar a viver a Paixão de Cristo.

Margarida e Tiago (PjM'11 - Cacém)

Sem comentários:

Enviar um comentário