quinta-feira, 14 de julho de 2011

Missa Nova do Pe Marcos Babo Coelho no próximo domingo em Paço de Sousa

Missa Nova do Pe Marcos Coelho, ordenado sacerdote no passado domingo, na Sé Catedral do Porto, vai ser já no próximo domingo, 17 de Julho, pelas 11h00, na Paróquia de Salvador, em Paço de Sousa.

Toda a paróquia espera com entusiasmo este momento e já prepara a liturgia da missa e a festa que se seguirá com grande empenho, dedicação e zelo para que tudo corra bem.

A ordenação
Marcos Babo Coelho, que escolheu como lema da sua ordenação "Ide pelo mundo inteiro, anunciai o evangelho a toda a criatura" (Mt 16,15), partilhou no passado domingo a alegria da sua ordenação com outros dois sacerdotes e sete diáconos. Uma festa que foi repartida entre a missa de ordenação, às 16h do último domingo, 10 de Julho, presidida por D. Manuel Clemnete, na Sé Catedral do Porto, e o "copo d' água" que se lhe seguiu, no salão dos Missionários da Consolata, em Águas Santas.

Três bispos e 118 padres concelebraram nesta longa mas bela celebração, que demorou 2h30, num templo pequeno demais para uma cerimónia desta magnitude, em que muita gente 'acompanhou' no exterior da Sé. Toda a Familia Consolata esteve representada, além da familia e muitos amigos do neo-sacerdote.

Sem fazer referências explicitas á Missão, Manuel Clemente sublinhou os valores e atitudes do ministério sacerdotal, num mundo em constante mudança e necessitado de uma nova evangelização.
Na festa que se realizou após a ordenação, e antes de partir o bolo, houve discursos de circunstância especialmente por parte do Pe Norberto, superior dos Missionários da Consolata, em Portugal, do Pe Diego Cazzolato, superior IMC na Coreia do Sul, país de Missão de Marcos Babo, que falou por último, agradecendo o momento vivido e às pessoas presentes.

Igreja responde à crise
"Como a Igreja responde à crise?", terá perguntado um jornalista a D. Manuel Clemente ao chegar á Catedral, segundo referiu na homilia da celebração. E prestoou-se a responder ali mesmo salientando que as dez ordenações diaconais e sacerdotais às quais ele presidia, na tarde desse domingo, eram já uma forma de responder á crise: "Da parte de Deus, houve e há sempre resposta às urgências do mundo», disse.

Bendigamos ao Senhor da messe e da missão!

Sem comentários:

Enviar um comentário