segunda-feira, 19 de setembro de 2011

‘Bote Fé’ junta 100 mil jovens e dá início à caminhada para a JMJ 2013 no Brasil

 A cidade de São Paulo (Brasil) experimentou neste domingo, 18 de setembro, um cheirinho do ambiente que os  cerca de 2 milhões de jovens experimentaram na passada JMJ Madrid 2011, o mesmo evento que o Brasil vai acolher em 2013. 

O Aeroporto Militar de Campo de Marte, em São Paulo, foi o local para onde peregrinaram cerca de 100 mil jovens, responderam à convocatória que quis assinalar o início da peregrinação oficial da Cruz da JMJ e do ícone de Maria que, nos próximos dois anos, vão percorrer todas a dioceses brasileiras.


Evangelização, muita música e arte preencheram o  evento que, organizado pela  Arquidiocese de São Paulo e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). decorreu ao longo de todo o dia de domingo.

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que presidiu à eucaristia, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, falaram, com entusiamo, à juventude ali  reunida.

Dom Odilo, que manifestou alegria por “São Paulo ter a graça de acolher esse início de peregrinação“, usando o nome do evento, desafiou os jovens: "Bote fé no Evangelho, na JMJ, na nossa juventude toda! (…)  É Jesus quem visita os jovens, e com Ele vem sua Mãe".

Por sua vez, Dom Eduardo, fez questão de salientar que, apesar de este ser apenas no início de uma “grande peregrinação, que terá seu ponto alto em 2013” a Jornada Mundial da Juventude  no Brasil “começa agora”. E revelou um dos objetivos de toda essa caminhada: “Queremos levar a um encantamento maior por Jesus e Seu Evangelho. Parabéns a vocês, jovens, por serem essa comunidade que abre as portas para a JMJ", concluiu.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, também presente na missa conclusiva do ‘Bote Fé’, fez questão de lembrar aos jovens: “A Igreja coloca nas mãos de vocês um desafio: seguir Jesus e anunciá-Lo pela Palavra. A Cruz é sinal do compromisso em seguir o Mestre. Sem ela, não há ressurreição. Com Ele, venceremos. E Maria é modelo perfeito desse seguimento. Que sua juventude eterna nos encoraje a seguirmos o testemunho de Seu Filho. Vocês, jovens, são sentinelas do amanhã, a riqueza da Igreja no Brasil", declarou

Com o evento 'Bote Fé,' em  São Paulo, dá-se o pontapé de partida para a JMJ 2013.  Um evento juvenil multitudinário que nasceu em 1984 por iniciatva do Papa João Paulo II. 
“Ide e fazei discípulos em todos os povos!” (Mt 28, 19) – é o lema da JMJ no Rio 2013.

Albino Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário