quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reflectir para construir

Para podermos construir algo realmente sólido e bom, é necessário parar para pensar o que queremos fazer, isso passa por arquitectar um projecto de modo a que no terreno seja mais fácil meter mãos à obra.

Assim, os jovens do Sul decidiram começar este Sábado bem cedo para rumarem até Colares (Sintra), para passarem um dia diferente, que contou com a presença do Pe. António Fernandes, actual superior regional, que para além de querer conhecer os jovens, quis dizer-nos que as portas da Consolata estariam sempre abertas para nós, pois é também a nossa casa, não só no Cacém e em Portugal, mas por todo o mundo onde o Instituto está presente.

Durante a manhã, após uma introdução ao tema, foi-nos proposto que reflectíssemos individualmente sobre as mudanças pessoais que sentimos serem necessárias levar a cabo para conseguirmos ir mais além, mas sobretudo como encaramos as situações difíceis ou de crise e qual a confiança que depositamos em Deus nesses momentos.


A seguir ao almoço, para descontrair tivemos a oportunidade de dar um pulinho até à belíssima Praia Grande, que ficava a escassos metros de distância e deste modo voltarmos ao trabalho mais inspirados. Inspiração essa que foi necessária para construirmos o nosso projecto de grupo, através da proposta por parte dos jovens de temas e actividades que gostássemos de fazer ao longo do ano, que têm como objectivo o crescimento de cada um e também do grupo. Estas ideias procuraram ser transversais às dimensões humana, espiritual e missionária, sendo posteriormente desenvolvidas de modo a serem definidos objectivos gerais e específicos, metas e actividades.

Depois de alinhavarmos o projecto e de percebermos como esta ferramenta é realmente importante, foi lançado o desafio de cada um dos jovens construir o seu próprio Projecto Pessoal de Vida.

Para terminar o nosso dia em grande, nada melhor do que uma eucaristia animada, na qual o Pe. Maurício lembrou os jovens de que apesar da aventura da vida ser desafiante e difícil, mesmo que façamos escolhas erradas, há que saber onde queremos chegar, para que ainda que tropecemos, saibamos sempre recomeçar em toda e qualquer circunstância, pois temos sempre um companheiro, um motivo e um objectivo para o fazer!

Catarina Ciríaco

Sem comentários:

Enviar um comentário