terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jovens inquietos

A última reunião do JMC Centro, realizada no passado sábado, dia 1 de Outubro, ficou marcada pela presença do Pe. António Fernandes, o mais recente Superior Regional do Instituto Missionário da Consolata em Portugal.

Inspirados pela leitura do texto “A Lei e as Frutas” de Paulo Coelho, e beneficiando da sua presença, as perguntas dos jovens determinaram o rumo do debate. Discutiram-se questões relativas aos dogmas, tradicionalismo e exoterismo inerentes à Igreja, questões às quais o Pe. António respondeu sublinhando a importância de compreender, hoje em dia, qual o elemento central subjacente à religião, afirmando que “não são os dogmas que fazem a igreja; esta será apenas uma expressão de fé, por vezes muito ritualizada, e sem vida”.

Á medida que cativava os jovens com as suas palavras, a discussão foi ganhando corpo e, consequentemente, foram ainda abordadas questões relativas ao multiculturalismo e à verdadeira essência da palavra “evangelização” na prática missionária. A longa experiência missionária do Pe António com os povs indigenas, na Amazónia brasileira, e também os anos que dedicou ao governo geral do Instituto, em Roma, serviram como pano de fundo para a abordagem destes aspectos da Missão com os jovens presentes.

Sem darmos conta, o tempo voou e deu-se por terminada mais uma reunião (desta vez particularmente frutuosa) para dar lugar ao habitual convívio entre os elementos do grupo.

Soraya Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário