segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão III

TERCEIRA SEMANA
17 a 23 de Outubro
PARTILHA

Ouvistes Jesus dizer: «Vai e faz o mesmo» (Lc 10, 37). Recomenda-nos que façamos nosso o estilo do bom samaritano, cujo exemplo acaba de ser proclamado, ao aproximar-nos das situações carentes de ajuda fraterna. E qual é esse estilo? «É “um coração que vê”. Este coração vê onde há necessidade de
amor e actua em consequência» (Bento XVI, Enc. Deus caritas est. 31). Assim fez o bom samaritano. Jesus não se limita a recomendar; como ensinam os Santos Padres, o Bom Samaritano é Ele, que Se faz próximo de todos os homens e «derrama sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança» (Missal Romano, Prefácio Comum VIII) e os conduz à estalagem, que é a Igreja, onde os faz tratar, confiando-os aos seus ministros e pagando pessoalmente de antemão pela cura. «Vai e faz o mesmo»! O amor incondicionado de Jesus que nos curou há-de converter-se em amor entregue gratuita e generosamente, através da justiça e da caridade, para vivermos com um coração de bom samaritano.
(Bento XVI, aos Agentes da Pastoral Social, Fátima, 13.05.2010)



INTRODUÇÃO

Somos hoje convidados a abrir o nosso horizonte ao mundo, mergulhado no sofrimento, na injustiça, mas apoiados na força da Palavra de Jesus, o Justo; somos interpelados a olhar cada homem com Amor, dedicação e compromisso. O Papa Bento XVI, no encontro com o mundo da cultura no Centro Cultural de Belém, dizia-nos “Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”.
Em tempos de crise aguda, somos convidados a acender a candeia do irmão que vive na escuridão. Como a abelha que produz o que há de mais doce, sejamos também produtores de doçura para os que precisam de nós. Que os nossos gestos sejam luz para todas as pessoas: idosos, crianças ou jovens. Não guardemos para nós o tempo, o que somos e o que temos. Como o Samaritano possamos parar, olhar, amar e agir. Partilhar é dar, é sair de si, é abraçar, é comungar a situação do meu irmão.

Cântico Inicial
ESCUTAR A PALAVRA – Lc 10,25-37
Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?» Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?»
O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.» Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» Tomando a palavra, Jesus respondeu:
«Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.' Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?»
Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»

Vai tu e faz o mesmo
O imperativo de Jesus – “vai” é convite a sair do nosso eu; a partilhar o pouco que somos e temos com o irmão. Dizia Madre Teresa de Calcutá: “Não tens nada para dar, porque nada tens, tudo o que tens foi-te emprestado. Só tens que gerir o melhor possível o que Deus te emprestou”.
Então arrisca o tempo que Deus te empresta para o serviço gratuito e partilha-o com alegria!
A lógica do ‘bom samaritano’ obriga-te a parar diante dos sofrimentos alheios e a compadecer-te. Só o amor ao próximo te leva a alterar o teu programa de vida, a curvar-te sobre as desgraças dos outros, a colocar os ‘espancados’ na tua montada e a partir à procura da ‘estalagem’ que vai reabilitar e trazer de volta a dignidade perdida no espancamento sofrido no caminho.
A PALAVRA GERA ORAÇÃO
Senhor, Tu que olhas cada um e fecundas em nós o dom da partilha tal como fizestes com os teus discípulos, ao pedir-lhes que colocassem os poucos peixes e pão diante de Ti, em favor da multidão, toma as nossas vidas e faz acontecer a multiplicação hoje em gestos solidários, fraternos e missionários.
Tu que olhaste o Samaritano na sua humilde condição de partilha e solidariedade, dando tudo o que tinha, faz com que os nossos gestos, palavras e atitudes sejam de partilha solidária, sem reservas do nosso tempo, da nossa verdade, encontrando para cada irmão hospedagem e ocasião para crescer na sua dignidade de ser pessoa.

A PALAVRA TORNA-SE AÇÃO

Jesus convida-nos sempre a partilhar, a dar, Ele não quer que se perca nenhum dos talentos que Deus deu. E quanto mais partilhamos, mais ‘ricos’ ficamos. Partilha a tua vida, o teu tempo, o teu ser e deixa Deus acontecer em Ti. Dá sempre com alegria. Nada temas, partilha, faz encontro.
Põe-te a caminho.
Não te esqueças que ser Missionário é deixar transvazar para o outro o ‘azeite’ do nosso ser em compaixão! Não basta ‘dar’, é preciso ‘dar-se’.

Bênção e cântico final

Fonte: Guião Outubro Missionário 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário