domingo, 30 de outubro de 2011

Paradigmas

paradigma
(grego parádeigma, -atos)
s. m.
1. Algo que serve de exemplo geral ou de modelo. = PADRÃO
2. [Gramática]  Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou de flexão. = PADRÃO
3. [Linguística]  Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.


Ao longo da história, a humanidade tem vindo a assentar a sua metodologia humanística em paradigmas.
Desde o paradigma teocêntrico, ou da fé, em que Deus era o centro do conhecimento (e criação) - paradigma este que provou as suas lacunas ao fazer do homem um ser passivo e sujeito à vontade divina -, passando pelo paradigma homocêntrico, ou da razão, onde o Homem se coloca no centro do "mundo", capaz de decidir e construir o seu próprio destino. Todos eles provaram ser, a certo ponto, falíveis...



O mundo hodierno enfrenta crises várias que mostraram que a razão e a fé, por si só, não resolvem as questões que preocupam o Homem (desde a perda de confiança nos sistemas económicos e políticos, passando pela mudança da própria sociedade, estrutura familiar e de valores). Estamos a viver uma época de transição, onde um novo paradigma começa a surgir timidamente, um paradigma onde a razão e a fé dialogam constantemente, onde todas as dimensões da vida são complementares e onde uma reflexão séria leva em consideração todos os elementos que constituem o ser humano. O paradigma da complexidade não é um meio caminho entre os dois anteriores mas sim o entrelaçar dos dois, conjuntamente com tudo o que o ser humano representa.

PROVOCAÇÃO:
Nesta transição, qual o papel da Família Missionária da Consolata (FMC)?
(Devemos olhar a realidade sem medo, refletir e agir)

Nesta época de transição é fulcral ocuparmos nós os espaços em branco (que surgem na sociedade de hoje) sob pena de, certamente, serem ocupados por outros (caso não o façamos atempadamente).
Para isso são urgentes tomadas de posição como:

- Decisão (Como cristãos devemos ter a coragem de assumir o nosso papel de evangelizadores a 100%)
- Auto-realização (Apenas nos sentimos realizados cumprindo o nosso papel de evangelizadores)
- Autenticidade (Só na autenticidade seremos capazes de fazer passar a nossa mensagem)
- ...

CJovem

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