domingo, 18 de dezembro de 2011

Um «Natal mais autêntico»

Em tempo de Natal, os Jovens Missionários da Consolata, da zona Centro, participaram, juntamente com os seus familiares, na Eucaristia desta quadra natalícia, a 17 de Dezembro. Animada pelos próprios jovens, a celebração aconteceu na noite de sábado, momento em que o Jovens Missionários da Consolata (JMC) se reúne semanalmente.

O Natal é a «afirmação de um Deus que quer dar vida e vida em abundância», afirmou o padre Albino Brás na celebração de Natal do grupo de Jovens Missionários da Consolata, do Centro. Durante a homilia, o assistente espiritual do grupo reforçou a importância da quadra natalícia como uma oportunidade para «reflectir» sobre a defesa dos direitos humanos, promoção da justiça, entre outras. «O Natal tem de nos fazer reflectir sobre isto tudo. Se não faz reflectir , não é Natal», defendeu Albino Brás.

O missionário realçou que «se o Natal é, apenas, contentamento dos presentes, estamos muito longe do Natal». Se isso acontece, «subvertemos» e «corrompemos o verdadeiro sentido do Natal», disse aos jovens e familiares. O Natal é tempo de «pensar um pouco no que é mais importante» E «mais importante que dar é dar-se», explicou o missionário português, lembrando que o Deus Menino foi o primeiro a dar-se.

O Natal de Jesus está em sintonia com os valores, a sobriedade, a frugalidade, o despojamento e a solidariedade, sublinhou o sacerdote. E criticou o facto de ouvir falar mais de solidariedade no mês de Dezembro. «As pessoas não têm fome só no Natal», assinalou, lembrando que a solidariedade e partilha «tem de fazer parte dos valores cristãos, todo o ano».

No primeiro fim-de-semana de cada mês, na capela do seminário da Consolata há um cesto, em que cada um é convidado a partilhar bens alimentares não perecíveis. Os produtos são, posteriormente, entregues à Cáritas de Fátima que os distribui a quem mais precisa.

Albino Brás, que trabalhou oito anos nas favelas do Rio de Janeiro, onde moram os mais pobres, sensibilizou as famílias para o «desperdício nas mesas de Natal». Criticou ainda o facto de se viver um Natal «anti-evangélico» pois «esbanja-se muito». E o «verdadeiro Natal é contrário à explosão de consumismo».

Texto e foto:  Lucília Oliveira
Fonte: Fátima Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário