quinta-feira, 15 de março de 2012

A verdadeira caminhada só se faz... caminhando


Este sábado o JMC Cacém resolveu pôr-se a caminho, sair de dentro de quatro paredes e aproveitar os magníficos raios de sol para entrar em contacto com a natureza e refletir sobre o Caminho que todos temos a percorrer nesta aventura que é a vida.

Depois de um almoço rápido e confecionado pelos próprios jovens o destino escolhido foi a Serra de Sintra. Começámos durante a primeira etapa do percurso por refletir sobre a Arte de Caminhar e de como esta é importante, sobretudo por ajudar a renovar o espírito do homem e de muitas vezes ser importante para que este possa redefinir qual a direção que pretende seguir.

Depois de percorridos alguns quilómetros, centramos a nossa atenção na importância da Escolha de um Caminho, pois como disse Séneca “Não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão”. Nesta parte do percurso fomos convidados a meditar sobre quais têm sido os nossos passos ultimamente, se têm sido passos cobardes, arrogantes, superficiais, amigos, derrotados ou passos de quem é realmente livre e procura dar passos seguros para ir ao encontro da total Plenitude.

Depois de algum esforço, chegámos à nossa meta, o Templo, onde entrámos e pudemos durante algum tempo confrontar o caminho que cada um de nós tem percorrido com o testemunho de vida de Jesus e perceber até que ponto estamos ou não a seguir as pistas que Ele deixou e, face a isto, identificar quais as coordenadas que temos de redefinir para que o Caminho que efectivamente percorremos corresponda àquele que nos trará a verdadeira felicidade.

Após a dura Caminhada todos foram unânimes em reconhecer a importância destes momentos junto da natureza e que há uma grande vontade em repetir a experiência.

Catarina Ciríaco e Margarida Monteiro, JMC

Queres ser Jovem Missionário/a da Consolata?
Contacta os Missionários/as mais perto de ti (Contactos).

Sem comentários:

Enviar um comentário