segunda-feira, 9 de abril de 2012

PMVilarinho - Agradecimento da Comunidade

Agradecimento da Comunidade de Vilarinho

Durante a Eucaristia de Páscoa, foi lido um texto de agradecimento para a equipa de animação de Vilarinho (Pd. André, Daniel Ferreira, Ângela Barbosa, Ana Marinho, Luís Gomes, José Tiago, Paula Melro, Marta Santos e José Pedro Faustino). Da parte desta equipa, também agradecemos toda a hospitalidade e espírito demonstrados por toda a população de Vilarinho.

Abaixo segue o texto de agradecimento da comunidade:

Vilarinho teve a honra, durante estes últimos dias, de ter a presença do Sr. Padre André e deste grupo maravilhoso de jovens que se entregam, de alma e coração, à dinamização de atividades que muito engrandecem o ser humano, doando-se aos outros, evangelizando-os e prestando-lhes todo o
apoio, sobretudo aos enfermos, aos mais carenciados e a todos aqueles que precisam de ajuda.
O cristão deve ser alguém que foi chamado e enviado para se doar aos seus irmãos, num espírito de fraternidade, tal como Jesus o fez. É assim, que este grupo de jovens e tantos outros espalhados por outras paróquias, orientados por sacerdotes/missionários, neste caso pelo reverendo P. André, demonstram a sua entrega aos outros, fazendo-os viver melhor a sua fé ou, mesmo até, chamando muitos afastados dos ideais cristãos.
Foram momentos inesquecíveis que este grupo proporcionou ao longo destes dias. Tudo decorreu muito bem, desde a ceia hebraica, rituais que nunca assistimos e que nos ajudaram a perceber melhor todas estas tradições pascais.
O lava-pés que, sendo um gesto de humildade, levou-nos a pensar melhor e a examinar o nosso próprio coração, evitando certos atos de orgulho entre os irmãos, interiorizando a igualdade e o amor fraternal. Cristo lavou os pés aos seus apóstolos, sendo uma cerimónia que precedeu a Sua Última Ceia, preparando-os para o Ato Sacramental com o coração puro, sem ódios e sem orgulho.
A visita aos doentes e suas famílias também constituiu um gesto de carinho que este grupo dedicou aos enfermos desta nossa terra de Vilarinho.
A procissão e o Enterro do Senhor que, embora a chover um pouco, foi muito participada pela comunidade de Vilarinho, sendo mais um momento de reflexão sobre a Paixão de Cristo. Assim como a Vigília Pascal que decorreu ontem à noite.
O encontro com os jovens desta terra também foi um momento de diálogo e de reflexão, pois é sempre bom fazer com que a juventude vivencie experiências de vida em que os grandes valores sejam interiorizados e aplicados no nosso dia a dia.
Enfim, o nosso muito obrigado, pois deixaram-nos uma grande mensagem: O ser humano não pode viver isolado, não pode ser egoísta, pensando só em si, mas deve entregar-se aos outros desinteressadamente, partilhando aquilo que cada um pode dar, fazendo render os talentos que receberam do Criador, Deus Pai e Senhor.
Obrigado
Vilarinho, 8 de Abril de 2012


Texto elaborado e lido por Salvador de Sousa, em nome da paróquia, no final da Eucaristia de encerramento das jornadas “Páscoa Missionária 2012” em Vilarinho Vila Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário