sábado, 21 de abril de 2012

Também nós somos testemunhas

O trecho de S. Lucas que a Liturgia nos apresenta neste 3º Domingo da Páscoa permite-nos, também a nós, reviver a experiência dos discípulos que, enquanto estão reunidos, se encontram com o seu Mestre, Jesus ressuscitado. É Ele mesmo que se coloca no meio deles e lhes oferece a sua “paz”, isto é, a plenitude de todos os dons de Deus. Dá-lhes a fé, que os leva pouco a pouco a reconhecê-lo na alegria, e abre-lhes os olhos e o coração para entenderem as Escrituras. Envia-os como suas “testemunhas” a todos os homens e mulheres da terra e da história.

S. Lucas sublinha a missão do testemunho e as condições que o tornam eficaz: conhecer as Escrituras, centradas em Jesus, e anunciar a experiência do Ressuscitado no seio da sua comunidade. É o anúncio pascal. Conhecer Jesus e fazer a experiência de uma conversão pessoal é fundamental para que o anúncio de Jesus tenha eficácia sobre os ouvintes. É interessante notar que todas as vezes que Jesus se encontra com os seus discípulos, também os “envia”. O tema fundamental da Palavra deste Domingo é a missão das testemunhas. O conteúdo da missão é “pregar a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados”. É essa a finalidade do anúncio, feito com a boca e com a vida: provocar a conversão, que obtém o perdão de Deus e portanto a plena comunhão com Ele. A missão é essencialmente testemunho: “Vós sois a testemunhas de todas estas coisas”. A testemunha faz-se garante daquilo que diz, com toda a sua experiência, com toda a sua vida pessoal.

Os destinatários deste anúncio são “todas as nações, começando por Jerusalém”. O livro dos Actos dos Apóstolos mostrará como gradualmente, de etapa em etapa, se realizou e se realiza ainda hoje o programa missionário do Ressuscitado, enunciado neste texto e confiado aos Apóstolos antes da Ascensão. O mandato missionário constitui o conteúdo das últimas palavras de Jesus e define a tarefa e a consciência da Igreja missionária na história humana. A Igreja, e nela todo e qualquer cristão, existe para testemunhar a todos que Jesus ressuscitou e está vivo e operante no meio de nós. “Vós sois a testemunhas de todas estas coisas”. Quais são estas coisas? O evento da morte e ressurreição de Jesus e as “palavras que vos dizia enquanto estava ainda convosco”, quer dizer, tudo aquilo que Jesus ensinou e está escrito nos Evangelhos.

Sendo assim, também nós somos testemunhas. Como os discípulos de Emaús, a quem Jesus abriu a inteligência para entender as Escrituras, também nós somos testemunhas da Ressurreição, proclamando que não há outro nome no qual possamos ser salvos. A missão continua hoje na Igreja e em cada cristão. Cada um dos nossos gestos transmite um anúncio de Páscoa. Jesus revela-se em cada Palavra que escutamos, em cada Eucaristia que celebramos, em cada irmão que servimos. A missão continua através de cada um de nós. Quem dera que hoje mesmo o nosso entendimento se abrisse à compreensão da divina mensagem e do tempo em que vivemos. Precisamos todos da luz do Espírito Santo para rasgar as trevas da nossa humanidade. Precisamos todos de nos encher dos seus dons para saborear as coisas de Deus e para as testemunhar pelo mundo inteiro. Que a Igreja seja sempre e cada vez mais Missão. Que o sejam as nossas palavras, os nossos gestos e toda a nossa vida.

Darci Vilarinho

Sem comentários:

Enviar um comentário